Dois técnicos portugueses tiveram grande destaque no futebol brasileiro nos últimos anos. Jorge Jesus ganhou tudo comandando o Flamengo entre 2019 e 2020. Logo em seguida, Abel Ferreira teve sucesso semelhante à frente do Palmeiras entre 2020 e 2022.
Os dois profissionais ganharam quase todas as taças possíveis, algumas mais do que uma vez. Para Jorge Jesus, faltou apenas o Mundial e a Copa do Brasil. Já Abel não venceu exatamente a Supercopa do Brasil, quando foi derrotado pelo Flamengo, e o Mundial. Os dois ganharam Brasileiro, Libertadores e Recopa Sul-americana.
Leia Mais: Presidente do Olympique revela o que falta para Gerson jogar no Flamengo
Na imprensa de Brasil e Portugal, um debate imediatamente se instalou sobre qual dos dois técnicos causou um impacto maior em seu país natal. Para um jornalista brasileiro que mora em Portugal, Jorge Jesus, que saiu do Flamengo em 2020 para assumir o Benfica, causou um impacto muito maior.
Bruno Andrade afirmou na ESPN que o fato de Jesus ter conseguido seus títulos no Flamengo é um dos motivos para que seus feitos no Brasil tenham tido uma repercussão maior do que os dois títulos da Libertadores e o recente Brasileiro conquistado por Abel.
Flamengo é um dos diferenciais do impacto de Jorge Jesus
Bruno Andrade disse: “Por mais que o Abel tenha tido resultados melhores do que o Jorge Jesus, o que ele fez nesses dois anos não teve nem metade do impacto que o Jorge Jesus teve com o Flamengo em 2019. Já disse isso diversas vezes, para a irritação dos palmeirenses.”
Em seguida, Andrade deu os motivos para a repercussão maior que Jorge Jesus teve na sua terra natal: “Em primeiro lugar, o Flamengo tem muito mais destaque em Portugal do que o Palmeiras. Além disso, o Jorge Jesus é muiro mais midiático do que o Abel.” Clique aqui para assistir ao vídeo.
Flamengo e Palmeiras voltam a se enfrentar na Supercopa do Brasil 2023. Campeão brasileiro, o alviverde paulista ainda tenta a sua primeira fase no evento que abre a temporada do futebol brasileiro. Já o Flamengo busca o tricampeonato da Supercopa, já que venceu em 2020 e 2021. Em 2022, o Rubro-Negro foi vice-campeão, ao perder para o Atlético-MG nos pênaltis.