MRN Informação | Yago Martins — Eternos rivais, Flamengo e Fluminense irão se enfrentar neste domingo, para a disputa de mais um Fla-Flu. Desta vez, o jogo é válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca, e é provável que ambas equipes entrem em campo com seu time sub-20. Na tabela, o Mengo é o vice-líder, e o Tricolor é o último colocado, no entanto, nada que tire o brilho deste grande clássico.
O MRN viaja no tempo e revela para você como nasceu o apelido ”Fla-Flu” em homenagem a este belíssimo duelo.
Em meados de 1925, foi anunciada a seleção dos melhores jogadores do Rio de Janeiro. Porém, para a surpresa de muitos, apenas atletas do Flamengo e Fluminense foram convocados. Na época, o diário ”O Jornal” classificou o termo ”Fla-Flu” para apelidar a então ”Seleção Carioca”.
Leia também: Gustavo Gómez quase jogou no Flamengo: saiba o que aconteceu
Segundo o escritor e jornalista Ruy Castro, autor do livro “Flamengo: O vermelho e o negro”, o jornalista Mario Filho começou a usar o termo em 1960, para servir como definição de rivalidade também na política.
”É algo parecido ao que ocorreu com a expressão “bossa-nova”. Foi no “Correio da Manhã”, no começo dos anos 1960, que um editorialista usou “Fla-Flu” para se referir a uma disputa política. Depois disso, começaram a usar como sinônimo de arranca-rabo. Hoje é muito mais usado fora do futebol do que em outras épocas.”
Em entrevista ao jornal O Globo, o sociólogo Bernardo Buarque de Hollanda, então professor e pesquisador da FGV/CPDOC, destacou o peso da imprensa na difusão desta rivalidade.
”Já na final de 1936, no estádio das Laranjeiras, Mario Filho organizou o Duelo de Torcidas, em que um júri dava notas e premiava as torcidas mais festivas. O fato de ser uma rivalidade entre times vizinhos e dissidentes deu mais ingredientes. Nelson Rodrigues trouxe contornos dramáticos ao referir-se ao Fla-Flu como “os irmãos Karamazov” do futebol, em alusão aos personagens de Dostoievski que encarnam amor e ódio”.
Momento atual do clássico
Campeão Carioca em cima do Fluminense em 2020, o Flamengo vem levando a melhor nos últimos duelos. Em 10 anos de clássico, o Fla venceu 23 partidas, perdeu apenas 11 e empatou 13 vezes.