Flamengo e Junior Barranquilla se enfrentaram apenas cinco vezes na história, com cinco vitórias rubro-negras
O Flamengo se prepara para enfrentar o Junior Barranquilla, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América e, se depender do retrospecto, a equipe comandada por Domènec Torrent não tem muitos motivos para se preocupar. O Rubro-Negro enfrentou o time colombiano em cinco ocasiões e saiu vitorioso em todas elas. Relembre como foram os jogos:
Libertadores 1984:
O primeiro confronto entre Flamengo e Junior aconteceu na Libertadores de 1984, quando os dois times estavam no mesmo grupo, ao lado de Santos e América de Cali. A partida aconteceu no Estádio Romélio Martínez, em Barranquilla e o Flamengo venceu por 2 a 1, com gols de Edmar e Tita. A escalação rubro-negra nessa partida foi: Fillol; Adalberto, Figueiredo, Mozer, Júnior; Andrade, Bigu, Adílio (Lúcio); Tita, Edmar e Lico (João Paulo). Técnico: Cláudio Garcia.
O jogo de volta, no Maracanã, teve show de Edmar. O camisa 9 rubro-negro fez os três gols na vitória por 3 a 1 e ajudou o Flamengo a conseguir a classificação para a fase seguinte da competição continental. O time foi a campo com a seguinte formação: Fillol (Hugo); Leandro, Figueiredo, Mozer, Júnior; Bigu, Élder, Adílio; Lúcio (João Paulo), Edmar e Lico. Técnico: Cláudio Garcia.
Semifinais da Copa Sul-Americana 2017:
Em 2017, o Flamengo encarou um Junior Barranquilla que estava em boa fase, considerado uma das equipes sensação da competição. Na primeira partida, no Maracanã, os colombianos saíram na frente com gol de Téo Gutiérrez, mas o Flamengo foi valente e conseguiu a virada com gols de Juan e Felipe Vizeu, que selou o resultado com um verdadeiro golaço. A escalação do Flamengo nesse jogo foi: Diego Alves (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan, Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Diego, Mancuello (Vinícius Júnior), Éverton Ribeiro (Lucas Paquetá) e Felipe Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda.
A virada no Maracanã não deixou o Flamengo tranquilo. Afinal, bastava uma derrota por 1 a 0 em Barranquilla para o time de Reinaldo Rueda ser eliminado da competição. A maior preocupação estava em baixo das traves. O titular Diego Alves sofreu uma lesão no jogo de ida e Alex Muralha vivia um momento péssimo. Com isso, o técnico colombiano apostou em César, que estava há quase dois anos sem disputar uma partida oficial. E deu certo. O goleiro criado na base rubro-negra pegou um pênalti e o Flamengo venceu por 2 a 0, com dois gols do iluminado Felipe Vizeu. Era o retorno do Rubro-Negro a uma final continental desde 2001. Estiveram em campo: César; Pará, Rhodolfo, Juan, Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Diego, Éverton Ribeiro (Márcio Araújo), Lucas Paquetá (Rodinei) e Felipe Vizeu (Mancuello). Técnico: Reinaldo Rueda.
Estreia na Libertadores 2020
Na primeira partida da Libertadores 2020, o atual campeão Flamengo, mesmo sem o Rei da América Bruno Henrique, estreou com autoridade fora de casa, no estádio Metropolitano de Barranquilla e derrotou o Junior por 2 a 1, com dois gols de Éverton Ribeiro. O time comandado por Jorge Jesus teve a seguinte formação: Diego Alves; João Lucas, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Éverton Ribeiro, Arrascaeta (Michael), Vitinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação/Flamengo