O Flamengo emendou a terceira derrota seguida no Campeonato Brasileiro 2022 ao perder por 3×1 para o Internacional, nesse sábado (11), em Porto Alegre. Com o resultado, o Rubro-Negro segue com 12 pontos. Em 15º lugar, o Mais Querido só não vai terminar a rodada 11 na zona de rebaixamento por causa do saldo de gols.
Nas arquibancadas e nas redes sociais, torcedores desabafaram sobre o mau momento do time. Um ilustre rubro-negro não poupou nas críticas ao clube. O correspondente da TV Globo em Paris, Marcelo Courrege, publicou fio no Twitter em que usou palavras muito fortes para definir o Flamengo.
Leia Mais: Mano incentiva Dorival e diz que Inter “também estava esculhambado”
Associado de longa data, Courrege fez um relato em primeira pessoa das impressões que teve durante décadas frequentando o clube. Para o jornalista, o problema é muito mais profundo do que simples trocas de técnicos.
Courrege escreveu: “O Flamengo conquistou uma Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros em dois anos. Dominou o futebol no país neste período. Mas nunca achei que seria a dinastia de 5, 10 anos, que alguns pensavam. Por quê? Porque eu conheço o clube. Um poço de vaidades, parasitas e desocupados…”
O fio viralizou imediatamente, com mais de 9500 likes e mais de mil retuítes. Courrege continuou dizendo que conviveu por mais de duas décadas com o ambiente do clube: “Estabilidade simplesmente não combina com o clube. Passe um dia na Gávea e vc verá. Ando longe, mas passei 25 anos ali. Às vezes, gente com boas ideias e intenções chega ao poder, mas, imediatamente, é tragada por um sistema político viciado. Seduzida pela vaidade e ganancia.”
Para finalizar, o jornalista garantiu que o problema não é apenas da direção: “E, quando falo disso, não falo apenas de dirigentes… Falo de funcionários, de pessoas com pequeno poder… E também de jogadores que entendem formas de se perpetuar ali sem fazer o que precisam pra jogar no nível mais alto.”
Flamengo x Cuiabá torna-se jogo de alto risco
O Flamengo volta a campo na quarta-feira (15), às 20h30, no Maracanã. Com apenas 12 pontos em 11 jogos, o Rubro-Negro precisa vencer o Cuiabá para não agravar ainda mais a crise. O técnico Dorival Junior vai comandar seu primeiros treinos no Ninho do Urubu nesta segunda (13) e terça (14).
Além do Campeonato Brasileiro, o Flamengo se prepara para definir seu futuro nas duas copas que disputa na temporada. Em 22 de junho e 13 de julho, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-MG nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em 29 de junho e seis de julho, o Flamengo enfrenta o Tolima, da Colômbia, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América. Eliminações nas duas copas vão representar perdas de de quase 30 milhões de reais no faturamento previsto para 2022.