Bolívia: Você trocaria o mundial do Flamengo por uma Copa do Mundo?
Zico: Nem mesmo uma Taça Guanabara!
O trecho acima vem de uma entrevista do nosso maior herói ao Bolívia Talk Show e é basicamente a tradução do que é um ídolo. O Flamengo está acima de qualquer outra agremiação, seja ela nacional, internacional ou de qualquer outra forma. Zico, que encontra na falta de títulos pela Seleção a única crítica recebida, entendeu: o Flamengo lhe basta.
Leia mais do mesmo autor: Diego bem que tentou mudar isso, mas ainda é ídolo do Flamengo
Gabriel Barbosa, o grande herdeiro do reinado de Zico no imaginário popular e agora também na camisa que envergará, não foi convocado para a Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo do Catar. O fato causou certo rebuliço na internet, pois muitos flamenguistas acharam absurda a não convocação. E tudo isso me pareceu um ótimo assunto pra um texto.
Eu já tinha o título “Gabigol é da Seleção da Nossa Nação.”, faltava tempo pra colocar no papel. Infelizmente o tempo foi passando e eu meio que perdi o timing. Mas eu, de verdade, não queria deixar de falar sobre como a Seleção Brasileira não significava nada pra quem tem o que Gabriel Barbosa tem.
E aí o destino sorriu pra mim. Logo depois de Marcos Braz tentar puxar um coro de “Gabigol é Seleção”, a Nação mandou o verdadeiro recado: “Ei, Tite, vai se f…, o Gabigol não precisa de você”. Nosso novo camisa dez concordou e disse que já joga numa Seleção, pro desespero dos jornalistas.
Alguns dizem que ele se queimou com a Seleção. E daí? Gabi talvez tenha entendido que a idolatria e o amor da Nação de 40 milhões de pessoas basta para que ele seja eterno. E isso fará de Gabigol ainda maior. Com o recado de cima do trio elétrico, Gabriel faz ainda em atividade, aquilo que Zico fez na entrevista que citei acima.
Acima de tudo, Gabigol tem sua Seleção, sua Nação, seus compatriotas e segue a passos largos pra se consolidar como segundo maior jogador do maior time do país. Copa do mundo alguma pode dar algo maior que isso a ele. Talvez falte a Gabriel o reconhecimento dos torcedores adversários, é verdade, mas desde quando ele precisou ou almejou isso?
Gabigol não precisa do Tite, não precisa da Seleção e muito menos da CBF pra validar seu tamanho. E ele acertou em cheio ao deixar isso claro. É o Gabigol do Flamengo. É o homem que vestiu a nove do Nunes e se tornou o novo artilheiro das decisões. Agora, com a Dez do Rei, será cada vez mais o príncipe da Gávea. E que a Seleção da CBF nunca mais tire-o de um jogo da sua verdadeira Seleção
Renato Veltri é Advogado, formado pela UFRJ em 2019 e flamenguista formado pela irmã dele na final da Copa do Brasil de 2006. Twitter: @veltri_renato
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã