Se dentro de campo Renato Gaúcho não vive grande fase, fora dele também não. Após declarar que o árbitro de Flamengo x Bahia “teve uma excelente atuação”, o técnico foi alvo de muitas críticas nesta sexta (12). Para Mauro Cezar Pereira, a entrevista foi “um escárnio”. Já Gustavo Zupak chamou o treinador de “cara de pau”.
LEIA MAIS: Guto Ferreira se revolta em coletiva e revela o porquê do atraso no intervalo
De acordo com Mauro Cezar, do Uol, as declarações de Renato Gaúcho “apequenaram” o Flamengo. No podcast “Posse de Bola”, o jornalista criticou duramente a coletiva do técnico:
“A entrevista do Renato é um escárnio, o Renato elogia a arbitragem. Honestamente, alguém lá dentro do clube tem que chamar o Renato e falar ‘cara, você apequena o Flamengo quando tem esse comportamento”, disparou.
Mauro lembrou que o mesmo Renato criticou quando o Rubro-Negro foi prejudicado contra o Athletico-PR. Mas, agora, preferiu parabenizar por um erro a seu favor:
“Isso é um absurdo, ele poderia ontem ter o mínimo de grandeza e falar ‘contra a Chapecoense houve um combo de erros, contra o Athletico-PR o Kayzer foi expulso e o VAR mandou voltar a expulsão, contra o Cuiabá anularam um gol legal do Michael. Agora, hoje, realmente o Bahia foi prejudicado, o pênalti não aconteceu. Então eu não quero que beneficiem e nem que atrapalhem'”, disse Mauro Cezar.
“Renato Gaúcho foi cara de pau”, critica comentarista da ESPN
Outro crítico às declarações de Renato Gaúcho foi Gustavo Zupak, da ESPN. Segundo o comentarista, o técnico do Flamengo foi “dissimulado e cara de pau”:
“Tem que ser muito cara de pau pra falar isso [elogiar o árbitro após um erro]. E o Renato foi cara de pau num nível que poucas vezes eu vi em uma entrevista coletiva, muito dissimulado. Mas cara de pau mesmo. Falou que arbitragem foi excelente e que não teve tempo para ver o lance, mas lá em Chapecó ele teve tempo, né? Hoje, por um acaso, ele teve que ir ‘levar a vó no jiu-jitsu’ e arbitragem foi excelente. É um cara de pau sem limites”, criticou.
CONFIRA: Insatisfeito? Andreas Pereira fala sobre seu posicionamento e gera debate
O jornalista lembrou ainda que durante as coletivas, Renato pouco fala de futebol. No entanto, desta vez, disse Gustavo, passou dos limites:
“É assim que funciona, quando o VAR recomenda e o árbitro checa e muda de ideia, não é porque o VAR marcou, é porque o árbitro checou. Então Renato fala as mentiras que ele costuma falar nas entrevistas. Dessa resposta pra baixo, pouco me interessou a coletiva do Renato porque o nível é muito baixo, a gente tira pouca coisa de conteúdo. Agora, falar que a arbitragem foi excelente, é muito cara de pau”, finalizou Zupak.
Relembre as declarações do técnico do Flamengo
Enquanto confronto entre Flamengo x Bahia ainda estava em 0 a 0, o árbitro Vinícius Gonçalves enxergou toque de mão de Conti dentro da área e assinalou a penalidade.
O VAR chamou para revisão, mas ele manteve a decisão. Após a partida, Renato Gaúcho elogiou a atuação de Vinícius:
“Na minha opinião, o árbitro fez uma excelente arbitragem. Na hora do pênalti, ele foi ao VAR. Ele continuou com a convicção dele. As expulsões foram justas. Até porque falei com Diego. Mas eu acho engraçado que lá em Chapecó ninguém chamou o árbitro para ver se foi pênalti ou não em Gabigol. Ele (árbitro contra o Bahia) foi muito bem no jogo”, disse o técnico do Flamengo.
Contra a Chapecoense, o Flamengo foi prejudicado pela arbitragem em um impedimento inexistente. Assim, durante a coletiva daquela partida, Renato Gaúcho cobrou explicações do chefe da comissão, Leonardo Gaciba.
Contudo, desta vez, o treinador explicou sua revolta e declarou não ter nada contra o ex-árbitro:
“A atuação do Vinicius Gonçalves (árbitro de Flamengo x Bahia) me agradou bastante. Em relação ao Gaciba, eu não tenho nada contra o Gaciba. Mas não é normal toda rodada termos problema com o VAR. Não tenho nada contra ele”, afirmou Renato.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter