Na última terça (21), o Flamengo perdeu para o Independiente Del Valle por 1 a 0, atuando fora de casa, na altitude de Quito, e saiu atrás na Recopa Sul-Americana. Os primeiros 90 minutos da decisão mostraram mais uma vez um time frágil, mas que volta vivo ao Rio de Janeiro. No segundo jogo, o Mais Querido precisa vencer por dois gols de diferença para levantar a taça.
Assim como as outras competições continentais da Conmebol, o regulamento da Recopa não conta mais com os gols fora de casa como critério de desempate. Portanto, uma vitória simples do Flamengo, por um gol de diferença, leva a decisão para a prorrogação. Caso a diferença no placar persista, o título é decidido nos pênaltis.
Leia mais: Recopa: Vitor Pereira elogia Flamengo na derrota e aposta em virada e título no Maracanã
Ou seja, para o Flamengo ser campeão no tempo normal, o time de Vitor Pereira precisa de no mínimo dois gols de diferença. O Independiente Del Valle vai ao Maracanã e joga pelo empate para dar o troco e conquistar o título. Em 2020, contra o mesmo time equatoriano, o Rubro-Negro foi o campeão do torneio internacional.
Na Recopa Sul-Americana 2020, entre Flamengo e Del Valle, o primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2, no Equador. Na volta, o Rubro-Negro já entrou em campo sendo campeão, já que o 0 a 0 dava o título ao Mengão, pelos gols marcados fora de casa. Naquela ocasião, o time de Jorge Jesus venceu por 3 a 0 e levantou o troféu ao lado dos torcedores.
Vitor Pereira acredita em título do Flamengo na Recopa
Em coletiva de imprensa após a derrota para o Del Valle, o técnico Vitor Pereira conversou com os jornalistas presentes no estádio. O português lamentou as chances perdidas pelo Flamengo na primeira etapa, mas se mostrou confiante em uma virada no Maracanã:
“Não é fácil jogar aqui. A equipe adversária tem qualidade. Mas no primeiro tempo as melhores situações de gol foram nossas. Nós tivemos duas, três situações para fazer gol e acredito que se tivéssemos feito o gol teria sido uma vantagem importante para nós. Mas a Recopa está em aberto. Estou convencido. Acredito sinceramente que em nossa casa vamos reverter o resultado”, afirmou Vitor Pereira.