O domingo (22) marcará a primeira vez de Rebeca Andrade nos Jogos Pan-Americanos. A atleta do Flamengo faz sua estreia em Santiago, junto com as demais meninas do Brasil, depois do sucesso no Mundial da Bélgica.
Para a sua primeira participação no Pan-Americano, Rebeca não terá sua principal adversária na ginástica. A americana Simone Biles foi poupada pelos EUA, e o país disputa os Jogos com uma equipe reserva.
Leia mais: Flamengo terá 40 atletas e 3 treinadores nos Jogos Pan-Americanos
No entanto, isso não significa que os Estados Unidos será mais fácil de ser batido. Mesmo sem Simone Biles, um dos principais nomes da ginástica artística no mundo, as estadunidenses seguem com o favoritismo para vencer medalhas no Pan. O país é o atual líder do ranking geral.
Além disso, Rebeca Andrade disputará apenas três aparelhos dessa vez: salto, trave e barras. A atleta rubro-negra foi poupada das demais modalidades pelo Brasil, e briga por quatro medalhas nesse Pan — os três aparelhos e por equipe.
Não apenas Rebeca representa o Flamengo no Pan-Americano: Jade Barbosa e Flávia Saraiva também se apresentam. O Canal Olímpico e a Cazé TV transmitem, ao vivo e gratuitamente, a estreia do Brasil feminino neste domingo (22), a partir das 18h.
Rebeca Andrade se anima com estreia no Pan
Os Jogos Pan-Americanos acontecem menos de um mês após o Mundial da Bélgica. Rebeca Andrade, que fez história mais uma vez na competição, volta a disputa sem ter tempo de “respirar” no calendário. A atleta voltou ao Rio após o Mundial, treinou e foi confirmada como apta para viajar para o Pan.
O técnico de ginástica artística, Chico, revelou que seus treinamentos foram com controle de carga para conseguir disputar os Jogos. Apesar do ritmo alto de competições, Rebeca Andrade não esconde expectativa para sua estreia no Pan.
“Cansada, é normal, estou porque o Mundial é longo. Mas ao mesmo tempo, não teve aquela queda, perda de treinamento. Voltamos para o Brasil e no dia seguinte já estávamos treinando. Esse é o meu primeiro Pan-americano e estou muito feliz”, disse a atleta do Flamengo.
O Brasil nos Jogos Pan-Americanos
Foi dada a largada aos Jogos Pan-Americanos neste sábado (21), e o Brasil já começou com força total. Com o fim do primeiro dia de disputa, o país estava em terceiro no ranking geral de medalhas, com 13 conquistas, sendo quatro delas de ouro.
Quem inaugurou o topo do pódio para o Brasil foi Rayssa Leal, na modalidade do skate street. A outra medalha dourada veio também nesse esporte, mas com Lucas Rabelo. Por fim, a natação garantiu mais dois ouros para o Brasil: Guilherme Costa foi campeão dos 400m livre e, por equipe, o país conseguiu a medalha no revezamento 4x100m.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã