O país-sede do Mundial de Clubes da Fifa 2023 ainda não foi definido oficialmente, mas o Real Madrid tem preferência e pode influenciar na decisão final. Isso porque Marrocos fica perto de Madrid, com distância de apenas uma hora e é uma viagem mais cômoda para os espanhóis. Por conta da logística, o torneio pode acontecer no país, que tem o interesse em receber a competição que o Flamengo irá jogar como campeão da Libertadores da América.
As datas também são aguardadas pelos torcedores. Segundo fontes ligadas à Conmebol, o Mundial deve acontecer entre 1 e 11 de fevereiro. O Flamengo estreia na semifinal no dia 7 de fevereiro, véspera do que seria o jogo de ida contra o Independiente Del Valle, pela Recopa. Mas essas partidas do torneio continental deverão ser remanejadas após a confirmação dessas datas.
Leia Mais: Bragantino anuncia Caixinha e ‘invasão portuguesa’ aguarda Flamengo de Vítor Pereira
Há outras opções que correm por fora, mas o Real Madrid não quer jogar nos Estados Unidos, por exemplo. Vale lembrar que o país foi cotado para receber o Mundial de Clubes em Miami, na Flórida. Isso segundo o jornalista Bernardo Ramos, que chegou a citar o Hard Rock Stadium, do Miami Dolphins como palco.
A influência do Real Madrid nos bastidores
A China também apareceu como opção, bem como os Emirados Árabes. Mas Doha, no Catar, apareceu com mais força ainda. No entanto, todas essas opções são inferiores ao Marrocos quando o assunto é logística para o Real Madrid, grande clube europeu com bastante influência no bastidores.
A informação é de que a situação seja definida na sexta-feira (16), quando a Fifa vai realizar um Conselho para debater a questão e escolher quem vai sediar o Mundial de Clubes. O lobby madrilenho é forte e, inclusive, a relação do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, com a federação é notória. Em 2019, por exemplo, o espanhol foi o escolhido para ser presidente da Associação Mundial de Clubes de Futebol (WFCA).
É que os clubes tinham a ideia de fazer um torneio continental sem ligação com a Uefa ou a Fifa. O trabalho de Florentino era ser o elo de comunicação entre a Associação em questão e a Fifa, construindo network e fortalecendo relações por conta dos contatos em questão.
O presidente da Conmebol ainda não tem as respostas. Antes da Copa do Mundo, Alejandro Domínguez declarou: “Só vou responder concretamente as coisas que sei. O Mundial vai acontecer, mas não sei quando e nem onde. Mas fiquem tranquilos. O Mengão vai jogar”. Já no Catar, perguntado sobre o local do torneio durante essa semana, Alejandro manteve a posição ao ser questionado sobre onde aconteceria o torneio: “Também gostaria de saber”, respondeu.
Marcos Braz indica Mundial de Clubes em Doha, no Catar
Apesar do lobby do Real Madrid e da forte influência dos espanhóis nos bastidores da entidade, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, mostra confiança de que o evento possa acontecer em Doha. O mandatário está acompanhando a Copa do Mundo no Catar e fez uma publicação enigmática nesta terça-feira (13).
O dirigente flamenguista publicou em suas redes sociais um vídeo com alguns momentos vividos no país. Braz mostra um restaurante e além disso, vídeos gravados de dentro de um dos estádios. Mas foi a legenda que chamou atenção: “Doha, Qatar! Em breve estaremos por aqui”.
Ao notar a repercussão e os comentários dos torcedores entendendo que o Mundial de Clubes pudesse estar confirmado para o Catar, Braz complementou, alertando que é apenas sua vontade pessoal: “Somente a minha torcida”. Veja:
Flamengo pode reencontrar Vinícius Júnior na final do Mundial de Clubes se enfrentar o Real Madrid
Flamengo e Real Madrid entram nas semifinais em chaves opostas. Os clubes classificados para o Mundial são Wydad Casablanca (África), Seattle Sounders (América do Norte) e Auckland City (Oceania), além da dupla principal. Os representantes da Ásia e do país-sede ainda não têm definição.
Os adversários das equipes na estreia do Mundial de Clubes ainda não estão definidos, mas o que chama a atenção é que pode acontecer um reencontro indesejado. Isso porque se os dois times chegarem na grande final, Vinícius Júnior terá que enfrentar o clube que o revelou. Alguns torcedores não gostariam que isso acontecesse pelo carinho que tem por Vini, bem como o medo por conta de seu ótimo futebol apresentado na Espanha.
Mas existem os torcedores que gostam da ideia e até brincam dizendo que a eterna joia do Ninho do Urubu vai entregar o jogo para o Mengão e até fazer gol contra.
“Vinícius Júnior é quem vai dar esse título para o Flamengo”, diz Laura.
“Vinícius Júnior tem que dar um migué, no mínimo”, aconselha Julyan.
“Vini, você tem uma missão”, brinca Jaciany.