A atleta do Flamengo Rafaela Silva completa 30 anos neste domingo (24). A lenda do Judô foi contratada pelo Flamengo em novembro de 2021, após dois anos suspensa por doping. Rafaela tem vasta bagagem no judô e diversas medalhas na modalidade. Entre as mais importantes estão as do bi campeonato mundial e o ouro nas Olímpiadas Rio-2016.
Leia mais: Rafaela Silva declara sua gratidão ao Flamengo e projeta volta por cima no Judô
Durante sua apresentação no Flamengo, o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Guilherme Kroll, revelou sua empolgação com a contratação de Rafaela e disse acreditar que o Flamengo colherá frutos com a chegada da judoca ao plantel.
“A Rafa é um ícone. Transcende qualquer apresentação. O judô do Flamengo vive um grande momento, fruto de muito trabalho e muito esforço. Rafaela é emblemática e carrega todo o simbolismo que apenas uma campeã olímpica e mundial podem ter. O Flamengo certamente vai colher muitos frutos com a sua chegada.”
Doping
Em 2019, Rafaela testou positivo para Fenoterol, um fármaco utilizado para o tratamento de doenças pulmonares, durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Embora ela tenha negado que ingeriu o remédio de forma intencional, a judoca foi punida por dois anos e não pôde competir e nem treinar durante o período.
Com a pena, Rafaela ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio e acabou entrando em depressão. A lutadora ganhou cerca de 12kg e ficou meses sem aparecer publicamente.
Recomeço no Flamengo
Com o fim da punição e o acerto com o Flamengo, Rafaela enfim pôde voltar a sorrir e a fazer o que mais ama.
“Havia muitas incertezas se eu voltaria, se conseguiria competir de igual para igual no alto rendimento novamente, com atletas novas aparecendo na categoria e medalhistas novas nas Olimpíadas de Tóquio. Mas eu sabia que o judô era meu lugar e minha paixão” disse a medalhista olímpica.
Em 2022, Rafaela Silva já ganhou medalhas importantes em sua caminhada para as Olimpíadas de Paris, em 2024. No mês de janeiro, Rafaela foi campeã do Grand Prix de Portugal. Em abril, ela participou do Pan de Judô e ficou com a terceira colocação no campeonato, ganhando a medalha de bronze.