Nesta quinta-feira (8), o Flamengo encara o Racing pela Copa Libertadores em partida que vale a vida para o Mais Querido. A bola rola à partir das 21h, no Maracanã. A equipe argentina é rival indigesto do Flamengo. Entre as equipes argentinas que o Flamengo já enfrentou, o Mengão nunca venceu o Racing. O primeiro confronto entre as equipes foi em 1992.
As equipes se enfrentaram pela Supercopa Libertadores de 1992. Após um empate por 3-3 no Maracanã, vitória dos argentinos por 1-0 em Avellaneda. Depois de quase 30 anos, as equipes voltaram a se enfrentar, em 2020, nas oitavas de final da Libertadores. Dois empates por 1-1, na Argentina e no Maracanã, mas vitória do Racing nos pênaltis.
Leia mais: Saiba como ganhar ingressos para Flamengo x Grêmio
Por fim, as equipes voltaram a se enfrentar na atual edição da Libertadores, já na fase de grupos. O Flamengo visitou o Racing no El Cillindro pela 3ª rodada. Após abrir o placar com Gabigol e ter vantagem numérica em campo, Wesley foi expulso no segundo tempo. Em seguida, o Racing igualou o placar. Agora, o Flamengo tem a chance de quebrar esse tabu no Maracanã diante de sua torcida.
Veja o desempenho do Flamengo contra outros argentinos
Ainda que nunca tenha batido o Racing, o Flamengo é rival duríssimo para o River Plate. Desde o primeiro confronto entre as equipes em 1982, são 13 partidas, com 5 vitórias para cada e 3 empates. Dentre as vitórias rubro-negras, tem a final da Libertadores em 2019, que foi o último confronto entre as equipes e marca até hoje os torcedores argentinos.
Já contra o Boca Juniors, maior rival do River Plate, histórico ruim para o Flamengo. Em partidas oficiais, apenas 1 vitória e 3 derrotas do Mais Querido. Apesar disso, em 1981, as equipes se enfrentaram em um amistoso de peso. Enquanto um lado tinha Zico, o outro contava com Maradona. Vitória por 2-0 do Flamengo dentro do Maracanã no duelo de duas lendas do futebol.
Por fim, o Flamengo tem sempre enfrentado adversários argentinos na Libertadores. Em 2021 enfrentou o Vélez na fase de grupos, ganhando na Argentina e empatando no Maracanã. Em seguida, duas vitórias contra o Defensa y Justicia nas oitavas de final. Já em 2022, enfrentou o Talleres na fase de grupos. A equipe argentina impediu a campanha perfeita, empatando por 2-2 em Córdoba. Na sequência, duas vitórias contra o Vélez nas semifinais, com direito a goleada na casa dos argentinos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã