Com o aumento do poderio financeiro do Flamengo, a mira do clube no mercado de transferências está na Europa. Na última janela, por exemplo, Everton Cebolinha, Vidal, Pulgar e Varela reforçaram o elenco vindos do velho continente. Mas e jogadores do futebol brasileiro?
Olhar para o mercado brasileiro pode ser uma alternativa para compor o elenco. No início da temporada, o Flamengo contratou Marinho, Fabrício Bruno e Santos, por exemplo. E para 2023, existem algumas opções que podem chegar de graça.
Leia mais: Dirigente revela hobby de Gabigol antes dos jogos do Flamengo
O Mundo Rubro Negro fez uma lista com jogadores que estão em final de contrato e, portanto, já podem assinar um pré-contrato. Confira:
Cabe no Flamengo? 7 Jogadores do futebol brasileiro que podem assinar pré-contrato
Gatito – Botafogo
Com Santos titular absoluto no gol do Flamengo, o Rubro-Negro vive indefinições em relação aos seus reservas. Diego Alves não irá renovar e deixa o clube em dezembro, enquanto Hugo deve ser emprestado. Gatito pode ser uma boa opção. O experiente goleiro de 34 anos tem contrato até o final da temporada e ainda não chegou a um acordo com o Botafogo.
O goleiro da Seleção Paraguaia foi o melhor em campo e responsável pela vitória do Botafogo contra o Flamengo no primeiro turno do Brasileirão, com inúmeras defesas difíceis.
Kannemann – Grêmio
Ídolo do Grêmio e um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro em 2017 e 2018, Kannemann não é mais o mesmo, mas ainda pode render no futebol brasileiro. Com 31 anos, o argentino tem contrato até o final do ano e já pode assinar um pré-contrato com qualquer time.
Seria uma boa opção para o Flamengo?
Manoel – Fluminense
Caso queira um zagueiro, outra opção é Manoel, do Fluminense. O contrato do atleta com o rival carioca vai até abril de 2023, ou seja, poderá assinar um pré-contrato a partir do mês que vem.
Depois de passagens por Cruzeiro e Corinthians, Manoel se firmou e é um dos destaques do Fluminense no Brasileirão. Portanto, o bom desempenho chamou atenção e ele é monitorado por diversos clubes que têm interesse em assinar para o próximo ano.
Leia mais: Analista aponta quais são os três pontos fracos do Flamengo
Rafinha – São Paulo
Importante no ano mágico do Flamengo em 2019, Rafinha teve uma saída polêmica no ano seguinte. Hoje no São Paulo, o lateral tem contrato até o final da temporada e ainda não iniciou o processo de renovação. Mas com as partidas ruins de Rodinei recentemente, a má fase de Matheuzinho e com Varela sendo uma incógnita, o torcedor aceitaria Rafinha de volta ao clube em 2023?
Xavier – Corinthians
Um dos principais jogadores da Copa São Paulo de 2020, Xavier subiu para o profissional e teve certo destaque no time de cima. No entanto, sem espaço com o técnico Vitor Pereira nesta temporada, o volante de 22 anos tem contrato até janeiro de 2023 e também já pode assinar com qualquer clube.
Conhecido pelo forte poder de marcação, o primeiro volante pode ser uma boa aposta para clubes que precisam de um jogador com essas características. No Flamengo, atualmente, o clube tem Erick Pulgar e Thiago Maia como primeiros volantes.
Igor Gomes – São Paulo
Formado na base do São Paulo, o meia de 23 anos foi apontado por Rogério Ceni como um dos pilares do time na temporada. Mas vivendo altos e baixos, Igor Gomes tem contrato até março de 2023, e as conversas por renovação estão travadas.
Igor Gomes pode fazer diversas funções do meio para a frente, e recentemente foi sondado por times da Europa e pelo Botafogo, que tentou sua contratação na última janela de transferências.
Leia mais: Gabigol pode ser punido e virar desfalque no Flamengo
Matheus Nascimento – Botafogo
Matheus Nascimento foi apontado por estudo do CIES como um dos melhores jovens da geração 2004 no mundo. O atacante de 18 anos ainda não conseguiu provar no profissional do Botafogo, mas é um jogador muito jovem e em um contexto desfavorável.
Com convocações para seleções de base, Nascimento já esteve na mira de gigantes do futebol europeu, como Real Madrid. A promessa tem contrato até junho de 2023, mas ainda não fechou a renovação com o seu clube. Portanto, na virada do ano já poderia assinar um pré-contrato com o Flamengo.