O processo criminal contra o torcedor do Athletico que foi flagrado fazendo gestos racistas em direção a torcedores do Flamengo foi arquivado pela Justiça do Paraná, que conduzia o caso. Além disso, o STJD absolveu o clube e o isentou de responsabilidades. O caso aconteceu no dia 7 de maio, em jogo entre as equipes pelo Brasileirão. Na ocasião, o Rubro-Negro saiu derrotado por 2 a 1.
O torcedor foi identificado pelo Athletico com ajuda da tecnologia da Arena da Baixada. Isso porque o acesso ao estádio é feito por biometria facial. Por isso, não foi difícil encontrar o indivíduo com as imagens. Assim, o clube encaminhou a identidade do torcedor para a Justiça, colaborando com a apuração dos fatos, mas o caso não deu em nada.
Leia mais: STJD denuncia Athletico-PR por caso de racismo contra torcedor do Flamengo
Pelo menos, nada por parte da Justiça. O próprio Athletico tomou algumas atitudes em relação ao torcedor, o proibindo de ir a jogos e outros eventos do time durante 18 meses. Além disso, o torcedor teve punição administrativa com o clube. Assim, teve que pagar R$ 3,4 mil em cestas básicas.
Mas um ponto curioso é que nas redes sociais, o homem na verdade, mostrava ser torcedor do São Paulo, e não do Athletico. Nas imagens em que aparece imitando um macaco, inclusive, é possível notar que ele usa uma camisa vermelha qualquer, e não a do clube. Relembre o episódio com o vídeo:
Athletico faz campanha contra racismo em jogo com Flamengo
Ao voltar a receber o Flamengo, desta vez pela Copa do Brasil, o Athletico colocou faixas na Arena da Baixada com os seguintes dizeres: “Não ao racismo” e “Racismo é crime”. O objetivo era conter o ódio athleticano para com flamenguistas e evitar que um novo caso acontecesse.
Parece ter dado certo, já que casos de racismo não foram registrados no jogo em questão. Mas o ódio dos torcedores do Athletico foi bastante perceptível, como de praxe. O Fla levou a melhor e se classificou, vencendo por 2 a 0. Mas objetos foram atirados em campo, como um pedaço de chocolate, que Gabigol, em deboche, chegou a comer, além de copos e muita cerveja sobre o artilheiro do Mengo na comemoração do segundo gol.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã