A Primeira Liga divulgou hoje o calendário da sua segunda edição, com uma surpresa: um intervalo de quase cinco meses entre o último jogo da primeira fase e o início das fases decisivas e a final marcada apenas para o dia 8 de outubro. A maioria dos jogos será disputada em datas FIFA.
A competição será disputada por 15 clubes divididos em 3 grupos de 5, onde todos jogam contra todos em turno único. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam para as quartas. Atlético-PR e Coritiba, que disputaram a primeira edição, não vão mais participar do torneio por divergências sobre a divisão das cotas de TV. Brasil de Pelotas, Chapecoense, Joinville, Paraná e Londrina disputam o campeonato pela primeira vez.
A fase de grupos tem jogos marcados para 22/1, 25/1, 1/3, 22/3 e 29/3. As quartas de final só acontecem no dia 30/8. As semifinais serão disputadas em 3/9 e a grande final acontece no dia 8/10. Apenas as três primeiras partidas não serão disputadas em datas FIFA – o que significa que jogadores convocados para seleções não participarão das fases decisivas do torneio.
O Flamengo é o principal articulador da Primeira Liga, que tem o ex-vice de Marketing rubro-negro José Sabino como executivo-chefe. Em 2016, porém, o técnico Muricy Ramalho optou por poupar titulares na semifinal e o Flamengo acabou derrotado pelo Atlético-PR.