Na manhã deste domingo (06), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o time do Vitória, na Ilha do Urubu. É a segunda vez que os comandados de Zé Ricardo entram em campo às 11h. A primeira vez na Ilha do Urubu, já que contra o Botafogo, pela 4ª rodada, mesmo exercendo o mando, não fora possível realizar a partida no estádio, por conta da não obtenção de todas as licenças necessárias.
O jogo contra o rubro-negro baiano marca o pior momento da relação entre time e torcida, depois do fracassado tour de três jogos em terras paulistas, com duas derrotas para o Santos — a primeira na Vila Belmiro (e válida pela Copa do Brasil), e a segunda no Pacaembu –, entre os dois reveses, um empate com gosto amargo com o Corinthians, na casa do líder do Brasileirão.
Nas redes sociais, o técnico Zé Ricardo e o volante Márcio Araújo são os mais criticados. As últimas atuações de Diego, muito por causa do pênalti perdido diante do Palmeiras e o gol incrível desperdiçado com o goleiro corintiano Cássio batido, também o tornaram alvo de críticos mais radicais.
O desembarque no Aeroporto Santos Dumont teve protestos acalorados. Em uma discussão com um torcedor, Guerrero quase foi às vias de fato. Os muros do Ninho do Urubu também apareceram pichados.
A situação na tabela não é mesmo nada confortável para o caríssimo elenco montado por Rodrigo Caetano. Com 29 pontos, o Fla já está a 15 pontos do líder Corinthians, e em quinto lugar na tabela de classificação. Mesmo que vença e o quarto colocado Palmeiras perca nesta rodada, não terminará a frente pelo critério de número de vitórias: o alviverde ficaria ainda com duas a mais.
Caso empate com o Vitória, pode ser ultrapassado pelo Sport, se este conseguir tirar a invencibilidade corintiana na Arena Itaquera. Se o Flamengo fizer a “proeza” de perder pode terminar até mesmo fora do G6, basta uma vitória em casa do Cruzeiro sobre o Botafogo.
No último treino em Vargem Grande, ninguém do time ou do clube falou em coletiva com a imprensa. O momento é de forte pressão e os ânimos pouco serenos foram as justificativas para o silêncio dos jogadores e Comissão Técnica do Mais Querido.
Guerrero é desfalque certo contra o Santos. O atacante sentiu ainda no primeiro tempo do jogo no Pacaembu. Felipe Vizeu é o substituto natural do peruano. Paolo realizou exame de imagem e foi constatada lesão muscular na parte posterior da coxa direita. O atacante já iniciou tratamento mas o departamento médico, como de rotina, não previu o tempo de recuperação. Contudo, nos bastidores a expectativa mais positiva é que o tempo no estaleiro dure 15 dias.
Com desfalques importantes, o Vitória não vai contar com os lesionados Cleiton Xavier e Carlos Eduardo, aquele mesmo que chegou ao Flamengo como grande contratação em 2013. O volante de destaque Uillian Correia, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será outra ausência bastante sentida. Willian Farias, Thallyson, Kieza, José Welison e Fred completam a longa lista de atletas que não têm previsão de retornarem ao time.
O técnico Vagner Mancini completou apenas dois jogos sob o comando do rubro-negro baiano e já colhe um início promissor de trabalho. Na última rodada o time voltou a vencer no Barradão após dois meses, 3 a 1 na Ponte Preta. Antes, arrancou suado empate no Mineirão contra o favorito Cruzeiro. Na 19ª posição da tabela, o Vitória agora está a quatro pontos do seu maior rival, o Bahia, que também é o primeiro time fora da zona de degola do Brasileiro
Ficha Técnica
Provável time do Flamengo: Diego Alves, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, William Arão e Diego; Everton Ribeiro, Everton e Felipe Vizeu.
Provável time do Vitória: Caíque, Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Renê Santos, Yago, Tréllez e Danilinho; Neílton e André Lima.
Data: 06/08/2017
Local: Ilha do Urubu – Estádio Luso Brasileiro
Horário: 11h
Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (SP/CBF)
Assistente 2: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP/FIFA)
Quarto árbitro: Alberto Poletto Masseira (SP/CBF)
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN