A torcida do Flamengo foi vítima de preconceito pelo comentarista Sérgio Mauricio. Narrador de Fórmula 1 da Band, Sérgio é declaradamente botafoguense. Ele teria visto uma bandeira do Botafogo nas arquibancadas, e disse: “Vê se tem flamenguista lá, tudo duro e favelado”.
A declaração não foi dada ao vivo, e sim em off. O vídeo circulou nas redes sociais, e o narrador aparece falando com alguém no ponto eletrônico. Mas o estúdio estava sendo gravado, e o vídeo circulou nas redes sociais, causando revolta nos torcedores do Flamengo.
“Para tudo que eu vi uma bandeira do Botafogo ali, amigo! Para tudo, amigo! É miragem ou eu vi mesmo a bandeira do Botafogo ali? Pelo amor de Deus. Aí meu coração arrebenta. Vá pro inferno! Vê se tem flamenguista lá, é tudo duro, favelado”, dispara, aos risos.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Veja o vídeo do momento que circulou nas redes sociais, gerando grande alcance e repercussão:
Após os ataques sofridos, o narrador desativou seu perfil no Twitter. Veja:
A Band ou o profissional ainda não se posicionaram sobre o assunto, mas o Flamengo cobra um posicionamento antes de tomar providências.
Dunshee ameaça processo, mas aguarda providência da emissora antes do Flamengo tomar atitude
O caso foi tão longe que chegou no Rodrigo Dunshee, Vice-Presidente jurídico do Flamengo. O mandatário falou sobre o assunto nas redes sociais, mas disse que antes de tomar providências, aguarda para ver qual será a postura da Band.
“Inaceitável que um jornalista que vive do esporte trate a torcida do Flamengo de forma preconceituosa, deselegante e totalmente fora de padrão técnico e social. Antes de cogitar qualquer atuação jurídica, temos que esperar uma atuação do Bandsports e da Band”, escreve Dunshee em post no Twitter.
Sérgio Mauricio se pronuncia sobre o assunto
O narrador se pronunciou nesta terça-feira (24) sobre o episódio e explicou que faz esse tipo de brincadeira com os amigos rubro-negros, como a pessoa com quem ele conversava no ponto eletrônico.
“Alô, amigos. No sábado, durante uma classificação, eu fiz uma brincadeira com o coordenador Fred Sabino. Ela tomou um tamanho desproporcional. Na medida em que estávamos transmitindo os bastidores via YouTube, ao ver uma bandeira do Botafogo, imediatamente como um botafoguense apaixonado, que eu sou, eu quis registrar tal surpresa. No momento seguinte, pelo talkback, fiz uma brincadeira com o Fred que é flamenguista. Em momento algum houve intenção de menosprezo, discriminação, ou qualquer outra interpretação racista. Portanto, foi apenas uma brincadeira imprópria”, explica o narrador.
Ele pediu desculpas ao clube, aos torcedores e ao seu amigos flamenguistas, e chegou a dizer que o Flamengo é um dos maiores times do mundo.
“Eu quero pedir aos meus amigos e ao Clube de Regatas do Flamengo, as minhas sinceras desculpas a essa torcida apaixonada. Foi pura e simplesmente uma zoação que a gente costuma fazer. Faço com o Reginaldo, com o Felipe. Foi absolutamente uma zoação. Eu não tive nenhuma intenção de falar alguma coisa em termos de menosprezo e de discriminação racial de modo nenhum. Peço desculpas aqui aos torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, cujo tenho dezenas de amigos. Eu acho espetacular o Clube de Regatas do Flamengo, um dos maiores do mundo. Eu peço ao clube as minhas mais sinceras desculpas, tá bom? Grande abraço para vocês, e entendam por favor”, completa Sérgio.