Na tarde desta sexta-feira(23), três pré-candidatos à presidência do Flamengo assinaram um manifesto por eleições democráticas no clube. A carta tem a intenção de reafirmar a unidade em relação aos princípios que consideram essenciais para a realização da eleição.
O manifesto foi divulgado inicialmente pelo perfil do grupo político Flamengo Sem Fronteiras, e traz quatro tópicos em defesa da democracia nas eleições. A carta assinada por Walter Monteiro, Marco Aurélio Asseff e Ricardo Hinrichsen trata as eleições desse ano como o maior pleito da história do Flamengo.
O primeiro tópico da carta pede o cumprimento imediato da Lei Pelé, que obriga a realização de eleições com voto não presencial. O assunto é antigo no clube e já foi debatido internamente. Em março deste ano, Walter Monteiro e Marco Aurélio Asseff protocolaram uma carta aos conselhos do clube sugerindo uma forma “pacífica” para adotar a questão do voto a distância nas eleições.
– Os pré-candidatos à Presidência do Flamengo Walter Monteiro e Marco Aurélio Asseff protocolaram no dia (22/03) uma carta conjunta aos presidentes de Conselho do Flamengo propondo uma solução de consenso para que o Clube decida sobre a aplicação do voto a distância nas eleições de dezembro. Walter e Asseff entendem que a modificação na Lei Pelé realizada no ano passado, exigindo o voto a distância nas eleições de clubes, prevalece sobre o Estatuto do Flamengo, que não prevê hoje essa possibilidade. Ambos sugerem que seja formada uma comissão por três juristas independentes para dar um parecer sobre a questão, que seria seguido pelos Conselhos e por todos os candidatos das eleições de dezembro – dizia um dos trechos da carta.
Em entrevista ao GE, o vice-presidente Jurídico e Procurador Geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee, tratou com cautela o assunto: “Em ano eleitoral é proibido votar matéria eleitoral”.
Lembrando que o estatuto do Flamengo, no artigo 88, diz que compete ao Conselho Deliberativo reformar o estatuto. No entanto, pondera: “Exceto em matéria eleitoral, nos anos de eleição, ouvida a comissão Permanente de Estatuto“.
Walter Monteiro concedeu entrevista exclusiva para a TV MRN
Nesta última quinta-feira, 22, A TV MRN iniciou seu primeiro ciclo de entrevistas com os presidenciáveis. No programa de estreia, o advogado Walter Monteiro foi o convidado. Assista na íntegra: