Em novo estudo publicado pelo CIES Football Observatory, o Flamengo aparece como pior em ranking de opções de passe dentre as equipes brasileiras. O levantamento pode sugerir, sobretudo, um time pouco solidário ou que falha em executar movimentações cruciais para o bom funcionamento do jogo. Diante disso, há esperanças de que Tite possa melhorar esse aspecto no Rubro-Negro.
A CIES faz, a cada mês, levantamentos relevantes sobre o futebol mundial. Nesse sentido, procurou dados sobre corridas que os atletas fazem para dar opção de passe para gerar coberturas ofensivas, ou seja, o quanto se movimentam para gerar linhas de passe curtas ou para trás. Para tanto, usaram como critério deslocamentos de mais de 15 km/h por ao menos 0,7 segundos durante as partidas.
Leia também: Flamengo é único BR em Top 50 dos elencos mais caros do mundo
Desse modo, dentro dos critérios utilizados, o Flamengo é o último colocado no ranking com as 20 equipes do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, o Fluminense de Fernando Diniz lidera a lista, dando o tom de um time que colhe os frutos de um bom desenvolvimento tático. Ampliando para o âmbito mundial, o líder é o Raków Czestochowa, da Polônia. Em seguida estão o Manchester City, de Pep Guardiola, e o PSG, hoje comandado por Luis Enrique.
Isso mostra que o time do Flamengo comandado por Sampaoli é um tanto estático para gerar linhas de passes. No entanto, essa não é uma correlação direta com o jogo de posição, já que o City tem métricas até superiores ao Fluminense e Guardiola é um expoente do estilo posicional. Ou seja, o problema no Rubro-Negro é mesmo de execução e entendimento do jogo.
Chegada de Tite pode melhorar estatística no Flamengo
Apesar de não estar muito claro o estilo tático de Tite, que tem influências tanto do jogo de posição, quanto de associação, é esperado que o seu trabalho desenvolva melhor as movimentações do Flamengo.
Isso porque, de acordo com Douglas Fortunato, analista do MRN, no Corinthians em 2015 o treinador gostava que seu time gerasse muita linha curta e trabalhasse bastante as triangulações. Portanto, caso implemente bem o seu sistema e os jogadores do Flamengo consigam assimilá-lo, a tendência é de uma melhora do Mais Querido nesse ranking de opções de passe do CIES Football Observatory.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã