A Polícia Militar do Rio de Janeiro fez um esquema especial para o jogo entre Flamengo e Vasco. Isso porque o último Clássico dos Milhões teve caos e confusão. Principalmente nos arredores da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, com as torcidas organizadas do Rubro-Negro encontrando com uma torcida vascaína, que caminhava de São Januário para o Maracanã. O ocorrido deixou oito feridos e um homem morreu.
Por isso, na noite dessa segunda-feira (13), quando o Flamengo venceu por 3 a 2, o policiamento estava reforçado. A própria Polícia Militar usou seu perfil nas redes sociais a fim de mostrar todo o preparo e as movimentação para o jogo. Nas estações de trem e metrô, por exemplo, não foram registradas brigas. Até porque os policiais reforçaram essas áreas, diferentemente do último jogo entre as equipes.
Leia Mais: Governo Federal se posiciona sobre torcida única no Rio de Janeiro
Na televisão, a Band flagrou um princípio de confusão na torcida mista. No entanto, foi apenas uma briga verbal, separada pela segurança do estádio e sem maiores problemas. Dentro do Maracanã também havia policiamento para garantir que confrontos entre torcedores rivais não voltassem a acontecer.
Reforço acontece em meio a discussão sobre torcida única
Com os últimos acontecimentos, a ideia da torcida única foi levantada no Rio de Janeiro. O estado criminalizou as torcidas organizadas e, inclusive, prendeu os líderes das principais torcidas. Anderson Macula, da Raça Rubro-Negra, é um desses nomes, além de Bruno da Silva Paulino (Vigarinho), da Torcida Jovem. Eles vão responder pelo crime de organização criminosa, bem como líderes da Força Jovem do Vasco e Young do Fluminense.
Contudo, apesar de entusiastas da ideia da torcida única chegar ao Rio de Janeiro, o Governo Federal se posicionou contra. O Secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, afirma que essa seria uma decisão preguiçosa. Isso porque atestaria a incapacidade do estado promover segurança para os torcedores.
A tendência é que os clássicos continuem tendo duas torcidas, mas é preciso que a Polícia Militar siga fazendo bons planejamentos para que não volte a ser surpreendida. A PM utilizou até mesmo helicópteros para controlar a chegada e a saída das torcidas com a visão ampla de cima do Maracanã.