O Flamengo foi o primeiro clube esportivo do Brasil a investir na tecnologia DAM (Digital Asset Management) para a gestão de seus ativos digitais (documentos, fotos, vídeos, contratos e tudo que pode ser armazenado em nuvem). A ideia se deu para manter viva a memória centenária e proteger o acervo digital do Mais Querido, em parceria com a startup Yapoli.
Logo, esse pioneirismo do Flamengo em tecnologia organizacional colaborou para um faturamento bilionário no clube. O Rubro-Negro, bem como, faturou acima de R$ 1 bilhão em 2022 com receitas recorrentes, divididas em quatro frentes: Comunicação & Marketing (comercial, patrocínios, licenciamento, royalties, streaming e etc); Broadcast (direitos de transmissão e premiações); Matchday (receitas ligadas às realizações dos jogos, como bilheteria, alimentos e bebidas, e ao programa de sócio-torcedor) e outros (mensalidades sociais, escolas e demais itens). A informação é do jornal Exame.
Leia mais: Flamengo planeja venda milionária de apartamentos para expandir Ninho do Urubu
Com esse faturamento, o Flamengo entraria nas 30 maiores receitas recorrentes do futebol mundial, ocupando o 26º lugar, caso estivesse no ranking. A comparação, afinal, acontece com levantamento divulgado pela Deloitte, uma das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, que levanta e compila dados de clubes europeus.
O uso da tecnologia DAM, portanto, auxiliou neste faturamento do Flamengo, com ganho operacional e fluxo de trabalho. O clube, atualmente, conta com mais de 17,5 milhões de seguidores no Instagram, 10,3 milhões no Twitter e 7,2 milhões no TikTok. Os números, por fim, o colocam como o maior nas redes sociais do continente americano.
O que a tecnologia DAM pode auxiliar o Flamengo?
Pela plataforma, mais de 120 pessoas ligadas ao Flamengo conseguem centralizar, controlar, distribuir e acessar de forma segura todo o material digital do clube. Isso, deste modo, pode ser desde as primeiras súmulas de jogos até o último vídeo publicado nas redes sociais. Portanto, é um cenário que agiliza o processo de busca por material para as peças criativas e publicitárias.
“O clube gera muita mídia, tem equipe própria de fotógrafos, além do suporte de uma agência, com um fluxo enorme de arte, além de documentos e relatórios dos departamentos. Isso começou a se tornar muito pulverizado no dia a dia. Decidimos garantir que o que temos, daqui para a frente, estará sob total controle do clube, além de apostar na reconstrução do acervo histórico de um clube centenário, que é responsável por equipes esportivas de Futebol, Basquete, Ginástica Artística, Judô, Karatê, Natação, Polo Aquático, Remo, Canoagem e Vôlei”, disse Diogo Rocha, sócio-diretor da Homemade, grupo de empresas responsável pela FlaTV e conteúdo para as plataformas digitais do Flamengo.
Diretor de Comunicação do Flamengo e CEO da Yapoli comentam a utilização da tecnologia DAM no clube
O Diretor de Comunicação do Flamengo, Bernardo Monteiro, comentou sobre a nova gestão dos ativos digitais. O dirigente, assim, destacou a importância da tecnologia no dia a dia do clube.
“Desta forma, o sistema DAM permite uma troca de informações mais eficaz e ágil, que se exemplifica muito bem na facilidade em que as equipes dos departamentos de Patrimônio Histórico e de Comunicação do Flamengo trabalham de forma sincronizada”, disse Bernardo ao jornal Exame.
O CEO da Yapoli, Adalberto Generoso, por sua vez, falou do início das conversas com o Flamengo para adquirir a tecnologia e da atenção que dão ao Mais Querido.
“O Flamengo chegou até nós com a percepção de que precisavam acelerar a comunicação do time. Uma área responsável por um volume gigantesco de informação, por produzir e difundir todo o material, de todas as partidas, de todos os campeonatos, chegando a 60 e 70 posts por dia em todas as redes sociais. Nós sabíamos que seria um desafio. Hoje, temos uma profissional exclusiva presente no dia a dia do Flamengo, acompanhando de perto todo o trabalho, e a cada demanda do clube”, afirmou Adalberto.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã