Eduardo Bandeira de Mello deve ter um papel importante na eleição do Flamengo, que ocorrerá em dezembro deste ano. Pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) indica que parcela de rubro-negros está disposta a apoiar uma candidatura de EBM ou candidato que receba sua aprovação, e o MRN apurou que o ex-presidente definiu nome que vai apoiar.
A pesquisa ‘Pulso do Torcedor 2024’, feita pela Atlas Intel em parceria com o Estadão, fez o seguinte questionamento: “Se você pudesse participar da escolha do próximo presidente do Flamengo, e esses fossem os candidatos, em quem votaria: Eduardo Bandeira de Mello ou candidato indicado por ele, Rodrigo Dunshee ou Luiz Eduardo Baptista (Bap)?”
➕ ‘Só falta eu terminar preso por causa do Flamengo’, brinca Paes, antes de acusar Caixa: ‘Se alguém cometeu fraude, foram eles’
O resultado foi de 67,1% pela opção de Bandeira de Mello ou quem receber seu apoio. Dunshee, candidato apoiado pelo atual presidente Rodolfo Landim, recebeu 18,7%. Já Bap terminou na terceira posição com 14,2%.
EBM já confirmou que não vai se candidatar. No entanto, de acordo com apuração do MRN, Bandeira vai apoiar Maurício Gomes de Mattos, o MGM, e deve anunciar sua decisão aos torcedores nos próximos dias. Anúncio esse que, como mostra a pesquisa, deve fazer o candidato crescer entre os torcedores do Flamengo. Maurício foi vice-presidente geral na gestão de Bandeira.
A presença de Eduardo Bandeira de Mello ao lado de MGM em reunião com Eduardo Paes para falar sobre o estádio do Flamengo é um dos indicativos desse apoio a ser anunciado. Hoje deputado federal, o ex-presidente acompanhou o candidato nesta terça-feira (13) para entender do prefeito qual serão os próximos passos após a compra do terreno do Gasômetro. O MRN teve acesso ao áudio desse encontro.
Outro resultado da Pulso do Torcedor 2024 ajuda a explicar a grande parcela disposta a apoiar o candidato de Bandeira. Com 67% dos votos, ele foi escolhido pelo entrevistados como o melhor presidente do Fla nos últimos 20 anos. Landim (25,1%) e Marcio Braga (4,6%) completam o ‘pódio’.
Para realizar a pesquisa, a Atlas Intel entrevistou 2.015 pessoas por meio de recrutamento digital entre os dias 1 e 5 de agosto de 2024. A margem de erro de é dois pontos percentuais e confiabilidade de 95%, segundo a empresa.
Apoio de Bandeira pode ser decisivo para MGM
A decisão de Bandeira em apoiar MGM pode mudar a eleição do Flamengo. Em julho, o MRN divulgou pesquisa eleitoral do Instituto Mapear, feita com 400 sócios do clube, que apontou MGM na terceira posição nas intenções de voto. Contudo, o índice de indecisos foi alto, assim como a influência de EBM.
Com questionamento similar ao da Pulso do Torcedor, 34% dos sócios do Flamengo afirmaram que o apoio de Eduardo faz aumentar chance de votar em MGM na eleição. Outros 50% disseram que não faz diferença, 11% disse que diminui apoio pelo candidato e 5% não souberam responder.
Ou seja, são duas pesquisas que mostram a força que o ex-presidente mantém junto aos torcedores e sócios. Cenário que pode ser decisivo em uma eleição que pesquisa apontou ter alto índice de indecisos: 31% no momento da divulgação.
EBM tem rejeição em parte da torcida pela tragédia do Ninho, caso no qual ele réu e se defende, mas esse sentimento muitas vezes não está presente entre os sócios do clube. Ele é respeitado por muitos internamente pelo período de recuperação financeira e as pesquisas mostram esse fato.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã