O Geração Fut Morderno, para o jornalista Cahê Mota, deu uma explicação ‘didática’ e ‘esmiuçada’ sobre a má fase flamenguista. Afinal, como um time com tanto investimento e um plantel rico em material humano pode passar um período tão longo sem conseguir encontrar um bom futebol? A resposta é planejamento. Para Cahê, ‘falta alguém que realmente entenda de campo, de tática. A falta planejamento vem da falta conhecimento.’
Ele complementa o que explica o perfil no Twitter em formato de thread. Para o Geração Fut Moderno, treinadores e jogadores são os menores culpados pelo fracasso constante do Mengão nos torneios.
Leia Mais: Mau planejamento de Braz deixa buracos no elenco
“O problema do Flamengo não é APENAS o jogo posicional. Não é o elenco. E muitas vezes não é necessariamente a qualidade dos treinadores, mas sim algo chamado planejamento”, afirma, antes de exemplificar: “Muita gente vê os times do Pep Guardiola, a maior referência atual do jogo posicional, e entende isso como o melhor estilo de Jogo possível. Nem vou entrar no mérito de ser ou não, mas o fato é: o Guardiola monta seus times de acordo com o que ele pensa de Futebol”.
Assim, a pequena resenha deixa claro que o grande problema está na falta de entendimento do jogo por parte dos dirigentes, contratando por nome, seja para a beira do campo ou para ficar dentro dele.
“Se ele quiser aplicar algo no time, ele vai simplesmente sacar um jogador e contratar ou trazer do banco um que se encaixe melhor no que ele quer fazer. Ele não quer apenas bons jogadores, ele quer bons jogadores que consigam fazer o que ele pensa de Futebol. Característica e é assim que o futebol funciona. Você escolhe elenco de acordo com o que você quer, com o que você pensa de futebol. Em uma situação hipotética e impossível, e se o Guardiola viesse pro Flamengo? Ele provavelmente iria trocar muitos atletas a médio prazo pra criar um plantel DELE”, explica.
“Esse é o principal problema do Flamengo: “É aí que mora o problema do Flamengo. É um clube que contrata treinadores sem pensar no encaixe, sem pensar em como vai vencer jogos de futebol. Se o Sampaoli joga com goleiros bons com os pés, pontas de qualidade na construção, volantes com capacidade de acionar em bola longa e o time do Flamengo não tem nada disso, qual o sentido de contratar o Sampaoli? Para que contratar técnicos que buscam o jogo alargando o campo e buscando os gols a partir dali se seus melhores jogadores são meias e centroavantes?”
Flamengo não sabe como venceu no passado
O fio continua com a afirmação de que a diretoria não sabe o que faz, e quando vence, não se sabe como aconteceu.
“O motivo é o Flamengo não fazer ideia do que faz. Não fazer ideia do porquê vence, de como vence, e não ter um plano futebolístico pra isso. Contrata com base em aleatoriedade e grife, não em encaixe. Se você quer jogar de forma posicional, monte um time pra jogar assim. Como o Guardiola faz. Não tente forçar nada”, continua.
Assim, falta planejamento e alguém que entenda de tática e futebol, entendendo as características do elenco e trazendo treinadores compatíveis com os ideais do clube.
“O Flamengo precisa passar a ter um PLANO de futebol. Precisa entender como quer jogar e ter um time a partir disso. Ou descobrir que o elenco que montou joga melhor de forma x que y, e pegar treinadores que se encaixem nisso”, finaliza.
Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã