Após a demissão de Renato Gaúcho, diversos treinadores de alto escalão passaram a ser especulados no Flamengo. Nomes como o de Jorge Jesus, Marcelo Gallardo, André Villas-Boas e Carlos Carvalhal estão sendo muito comentados nas redes sociais.
No entanto, a diretoria já tem em mente que não será fácil convencer algum nome de alto escalão a assumir o clube. Gallardo, por exemplo, não seria convencido apenas com dinheiro, mas com um projeto de carreira, além de impor algumas condições para cogitar treinar outro time no futebol sul-americano.
Já Villas-Boas estaria interessado em assumir a seleção portuguesa a curto prazo, conforme apurou o jornal A Bola, de Portugal. Enquanto o Mister e Carvalhal têm contrato ativo com Benfica e Braga, respectivamente, até meados de 2022.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
Leia mais: De Jorge Jesus a Marcelo Gallardo: entenda como será a busca do Flamengo por novo técnico
Pensando nisso, o MRN preparou uma lista de possíveis nomes que podem assumir o Flamengo e estão sendo pouco falados até o momento. Todos os técnicos estão desempregados e são estrangeiros. Confira abaixo.
Paulo Fonseca
O treinador português de 48 anos está livre desde junho desse ano, quando deixou a Roma. Paulo Fonseca tem passagens por Porto, Braga e Shaktar Donetsk. O auge da sua carreira foi pela equipe ucraniana, onde conquistou três campeonatos nacionais seguidos.
Ernesto Valverde
Sem clube desde que deixou o Barcelona, Ernesto Valverde já treinou equipes fora do grande centro futebolístico europeu. É o caso do Olympiakus, clube que o treinador já comandou duas vezes em sua carreira. Embora ganhasse cerca de 24 milhões de euros na Catalunha, o espanhol de 57 anos não trabalha desde janeiro de 2020 e busca se recolocar no mercado após a passagem frustrante pelo Barcelona
Nuno Espirito Santo
Demitido após quatro meses de trabalho no Tottenham, Nuno Espirito Santo ficou conhecido pelo seu trabalho no Wolverhampton. Pelos Wolves, o treinador português levou a modesta equipe a sétima posição da Premier League em 2018/2019, atrás somente do Big Six, e em 2019/2020, ficando a frente do Arsenal. O comandante de 47 anos também tem passagens por Porto e Valencia
Tragédia do Ninho: Flamengo faz acordo com família de Rykelmo, vítima do incêndio no Ninho
Eduardo Berizzo
Especulado no passado para assumir o rubro-negro, Eduardo Berizzo está livre desde outubro de 2021, quando foi demitido da seleção paraguaia. Adepto da escola “Bielsista”, o treinador argentino tem passagens pelo Celta de Vigo, Sevilla e Athletic Bilbao.
Nuno Espirito Santo
Demitido após quatro meses de trabalho no Tottenham, Nuno Espirito Santo ficou conhecido pelo seu trabalho no Wolverhampton. Pelos Wolves, o treinador português levou a modesta equipe a sétima posição da Premier League em 2018/2019, atrás somente do Big Six, e em 2019/2020, ficando a frente do Arsenal. O comandante de 47 anos também tem passagens por Porto e Valencia
Vitor Pereira
Promovido de auxiliar de André Villas-Boas a técnico principal do Porto, Vitor Pereira tem um passado de glórias pelos Dragões. O treinador de 53 anos foi bi-campeão pelo time português, com um elenco inferior ao Benfica de Jorge Jesus. Atualmente, o lusitano está no Fernebahçe. No entanto, segundo o jornalista Yağız Sabuncuoğlu, o time turco pretende demitir o comandante.
Zdeněk Zeman
Nação Rubro-Negra incomparável! Denílson exalta apoio da torcida do Flamengo no duelo contra o Ceará
Conhecido como um lunático e até “o técnico mais ofensivo do mundo”, Zdeněk Zeman fez história no futebol italiano. Embora nunca tenha conquistado um título, o treinador tcheco de 74 anos é conhecido por montar seus times com linha de defesa alta e pressão constante. O comandante teve passagens por Lazio, Napoli e Roma no passado. Zeman começou no futebol em 1989 pelo Foggia, cujo esquema tático era tão ofensivo e revolucionário que ficou conhecido como o “Milagre de Foggia”. Inclusive, o “lunático” é o atual treinador do Foggia, hoje na terceira divisão do Campeonato Italiano.
Clarence Seedorf
O ex-craque holandês ingressou na carreira de treinador pelo Milan em 2014, ficando seis meses no cargo. Seedorf ainda não engrenou grandes trabalhos e teve passagens por Shenzhen, Deportivo La Coruña e pela seleção de Camarões, onde teve como auxiliar o também ex-jogador holandês Patrick Kluivert.
Mircea Lucescu
Oferecido ao Flamengo em 2020, o romeno Mircea Lucescu fala português fluentemente e treina atualmente o Dínamo Kiev. O treinador de 76 anos tem passagens por Zenit, Besiktas e Galatasaray. O seu filho, Razvan Lucescu, já elogiou o Flamengo no Mundial de Clubes de 2019, quando treinava o Al Hilal.
Flamengo 2×1 Ceará: Selfie da Nação: para todos entenderem que o Flamengo é do povo
Pablo Repetto
Adversário do Flamengo na última Libertadores, Pablo Repetto está sem clube desde que foi demitido pela LDU. O técnico uruguaio também passagens pelo Olimpía e pelo Independiente del Valle, onde foi vice-campeão da Libertadores para o Atlético Nacional de Reinaldo Rueda após desbancar os gigantes River Plate e Boca Juniors pelo caminho.
Antonio Mohamed
Conhecido como El Turco, Antonio Mohamed está sem clube desde novembro de 2020 após deixar o Monterrey. O treinador tem uma vasta passagem pelos campeonatos argentino e mexicano, onde conquistou três nacionais. Além disso, o comandante treinou o Celta de Vigo e teve um aproveitamento de 38,46%.
Miguel Cardoso
Português, Miguel Cardoso está livre desde o final da última temporada europeia, após deixar o Rio Ave na sua segunda passagem pelo clube. Inclusive, o treinador fez história pela equipe lusitana ao classificar o time para disputar a Europa League pela primeira vez. O técnico também comandou Celta de Vigo e Nantes.
Javi Gracia
Espanhol, Javi Gracia tem passagens por Málaga, Rubin Kazan e Watford. Pela equipe inglesa, o espanhol de 51 anos conseguiu chegar às finais da FA Cup, perdendo o título para o Manchester City de Pep Guardiola. Adepto do jogo de alta intensidade com e sem a bola, o treinador está sem clube maio de 2021, quando deixou o Valencia.