Clássico das Américas no Maracanã
Bruno Vasconcelos | Twitter:@BruNoCellos_CRF
Hoje é dia de Clássico no Maracanã. Os dois times de maior torcida do país se enfrentam pela 13° rodada do Campeonato Brasileiro. O momento dos clubes é diferente, mas o objetivo é o mesmo, Vencer. O resultado positivo pode afastar o Flamengo da zona de rebaixamento, porém em caso de tropeço a equipe carioca corre o risco de voltar a figurar entre os quatro piores times da competição.
O Mengão vem animado de uma vitória. Quebrou um tabu de 13 anos vencendo o Internacional por 2 a1 em Porto Alegre. Já o Corinthians derrotou o Atlético-PR por 2 a 0 na Arena Itaquera e entrou na zona de classificação para a Libertadores da América.
Flamengo e Corinthians tem aumentado sua rivalidade. Com uma torcida regional mas muita vontade de ser maior do que o Flamengo, a imprensa paulista vêm alimentado a discussão sobre quem tem a maior torcida do país, o que não deixa de ser um dos ingredientes que alimenta o denominado Clássico do Povo. A contratação de jogadores que defenderam ambos os clubes também entrou na pauta e mais recentemente até os perfis das redes sociais dos clubes resolveram se manifestar.
Pelo Campeonato Brasileiro unificado foram 61 jogos, com 23 vitórias do Corinthians, 22 do Flamengo e 16 empates, 77 gols a favor do Corinthians e 81 a favor do Flamengo. O Estádio do Maracanã foi o palco que mais recebeu partidas entre as equipes pelo Brasileirão, foram realizados 26 jogos, com 13 vitórias do Flamengo (mandante), 8 vitórias do Corinthians (visitante) e 5 empates, o Flamengo marcou 41 gols e o Corinthians assinalou por 25 vezes. No último encontro entre as equipes o Flamengo levou a melhor e derrotou o Corinthians por 1 a 0, gol do zagueiro Wallace.
A semana Rubro-Negra
A semana rubro-negra começou de forma frustrante. Após fazer um bom primeiro tempo de jogo e sair na frente no placar, o time de Cristóvão Borges tomou a virada no último minuto do jogo contra o Figueirense no domingo. A derrota aumentou a pressão em cima do treinador e de Rodrigo que tiveram seus nomes especulados para deixar o clube.Na segunda-feira a diretoria resolveu cancelar o evento que aconteceria no campo na Gávea durante a apresentação do craque peruano Paolo Guerrero. Pesou na decisão o momento ruim da equipe no Brasileirão.
O artilheiro da Copa América chegou no Rio de Janeiro na madrugada de terça-feira e logo no seu primeiro dia de Flamengo sentiu a responsabilidade do que é ser o novo Ídolo da Nação rubro-negra. Ainda pela manhã o artilheiro foi até o Ninho do Urubu onde assinou o contrato de três anos. Guerrero foi apresentado aos novos companheiros e realizou seu primeiro treinamento pelo Mais Querido. Na parte da tarde o camisa 9 concedeu entrevista coletiva na Gávea e ganhou de vez a Maior Torcida do Mundo com algumas frases de impacto:
Sei que o Flamengo tem muita história não só dentro do futebol, mas é internacionalmente conhecido. Estou muito feliz por ter chegado nesse clube tão grande.
Quando chego num time a única coisa que prometo é que vou dar tudo de mim, vou dar meu sangue. Não gosto de perder nem de empatar.
O peruano viajou com a delegação do Flamengo e foi um dos jogadores mais assediados na Capital Gaúcha. Na quarta, o Flamengo duelou contra o Internacional no estádio Beira-Rio e com apenas dez minutos de jogo, Guerrero deixou sua marca. O atacante ainda foi responsável pelo passe do gol de Éverton que fez o Flamengo quebrar um tabu de quase treze anos sem vencer em Porto Alegre. Vitória histórica e incontestável. Melhor atuação do time na temporada. Fez o torcedor criar expectativas para dias melhores. Na sexta-feira todos foram surpreendidos com o pedido de liberação do Eduardo da Silva. O jogador sentiu que não haveria espaço para ele no time e decidiu voltar para Ucrânia. Armero finalmente foi regularizado e está a disposição do treinador.
Sem a presença de Sheik e Guerrero que inclusive foram liberados do treinamento deste sábado, Cristovão Borges comandou uma atividade tática sem a presença da imprensa. O técnico tem algumas questões a resolver. Com a regularização de Armero, Jorge continuará na lateral esquerda ou o colombiano vai recuperar a vaga?
Quem formará o ataque, já que Emerson e Guerrero não poderão e Eduardo da Silva não faz mais parte do elenco?
Pelo lado Corinthiano o técnico Tite não terá grandes problemas para a partida contra o Flamengo. O treinador repetirá o time pela quarta vez seguida no campeonato. O único desfalque será o atacante Mendonza que é reserva da equipe. O jogador deixou o treino de sábado com dores no tornozelo e não foi relacionado para o jogo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x Corinthians
Local: Maracanã, RJ
Horário: 16H (Brasília)
FLAMENGO: Cesar, Ayrton, Wallace, Marcelo e Armero; Cáceres, Jonas e Canteros; Everton, Marcelo Cirino e Gabriel.
Corinthians: Cássio, Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.