Por Julio James*
No último dia 9 de agosto de 2024 toda a Nação Rubro-Negra foi surpreendida com a decisão do presidente da Assembléia Geral do Clube de Regatas do Flamengo, Sr. Carlos Henrique Fernandes dos Santos, de agendar as eleições para o dia 9 de dezembro de 2024, uma segunda-feira.
Betsul 5 de 5 |
|
Trata-se de uma decisão completamente descabida, absurda e vergonhosa. Agendar a eleição do Maior Clube do Brasil que definirá o destino da Maior Entidade poliesportiva do mundo para uma segunda-feira, um dia de semana, é injustificável.
➕ Assembleia Geral define data da eleição do Flamengo
Em entrevista ao jornalista Venê Casagrande, Carlos Henrique tentou justificar a escolha para uma segunda por conta da reta final do Campeonato Brasileiro no final de semana anterior, como se os jogadores e a comissão técnica do clube participassem do processo eleitoral, como se a presença de torcedores na sede (Loja e Museu) fosse algo que atrapalhasse o processo eleitoral, quando na verdade ocorreria justamente o contrário. Quanto mais gente na Gávea, melhor!
Fui dar uma pesquisada no processo eleitoral de outros clubes que possuem eleição direta para presidente e não são SAF para tentar entender se eles também colocam as eleições para um dia útil, e nenhum dos grandes clubes marcou a eleição para um dia útil. Vejam as datas:
- Corinthians: Sábado – 25/11/2023
- Palmeiras: Sábado – 20/11/2021
- Grêmio: Sábado – 12/11/2022
- Internacional: Sábado – 09/12/2023
- Fluminense: Sábado – 26/11/2022
Reparem que todas as datas foram em um sábado e em meio a reta final de Campeonato Brasileiro. Alguns dos clubes estavam disputando as primeiras posições da tabela, outros na luta contra o rebaixamento, mas em nenhum caso alguém teve a “brilhante” ideia de jogar a eleição para um dia de semana achando que atrapalharia a reta final da disputa dos campeonatos.
Está claro que o argumento dado pelo Senhor Carlos Henrique Fernandes do Santos, presidente da Assembleia Geral do Clube de Regatas do Flamengo, é completamente estapafúrdio.
O que temos visto no Flamengo nos últimos anos, com o aumento abusivo das mensalidades da categoria de Sócio Contribuinte Off-Rio, com a limitação do número de sócios da categoria, com a não abertura de novos títulos para venda, com as inúmeras comissões de inquérito abertas para punir sócios e conselheiros e agora com a eleição em um dia de semana nada mais é do que uma estratégia para limitar a participação política do sócio do Flamengo.
Segue a lógica do controle do colégio eleitoral com medidas de abuso econômico e logístico. Quem mora longe da Gávea, não necessariamente fora do Rio de Janeiro, quem trabalha longe da Gávea, que trabalha e tem uma agenda atribulada durante a semana.
Todas essas pessoas terão muita dificuldade para comparecer presencialmente a Gávea e exercer o seu direito de voto – que para ser mantido – custou no caso de um sócio proprietário R$ 7.078,00 apenas em mensalidades nos últimos 36 meses. Para os sócios patrimoniais e contribuintes, o valor acumulado das mensalidades é ainda maior.
O recado passado pelo clube não só com essa decisão, mas diante de todo o histórico dos últimos 6 anos é muito claro: Faremos tudo que estiver ao alcance para dificultar o seu direito de voto!
O recado do clube para os sócios que não frequentam o “seio da zona sul fluminense” é direto: Não queremos vocês aqui!
Mas eu, que moro em São Paulo há mais de 17 anos, e mais algumas centenas de rubro-negros faremos questão de continuar na defesa de um Flamengo Maior, mais democrático e vencedor dentro e fora de campo.
Sigo no aguardo da manifestação dos candidatos que ainda não abordaram a absurda decisão assinada pelo presidente da Assembleia Geral. Espero que os candidatos se unam a Maurício Gomes de Mattos no pedido de alteração dessa data para um sábado, mantendo o modelo das últimas duas eleições do clube.
Julio James é Sócio-Proprietário, Conselheiro do Clube de Regatas do Flamengo e residente em São Paulo há 17 anos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã