A poucas horas de uma partida importante pela Libertadores, as redes sociais de torcedores do Flamengo se movimentaram por um motivo inusitado. Algo relacionado com o jogo? Não! Com o que, então? Com uma fake news. Mais especificamente sobre uma suposta saída de David Luiz para o Borussia Mönchengladbach. Confira abaixo a reprodução exata do texto que começou a circular em grupos de WhatsApp:
“O atleta David Luiz acertou bases salarias com o Borussia Mönchengladbach da Alemanha. Departamento Jurídico do atleta informou o Flamengo que exercerá a clausula que o libera para times da Europa se chegasse uma boa proposta, Zagueiro se apresentaria dia 01 de Junho na Alemanha para realizar exames físicos. O atleta vê com bons olhos uma volta a Europa para fazer uma pé de meia agora no fim da carreira. A Staff de David Luiz já avisou que o atleta não atuará mais pelo Flamengo ao departamento de futebol!”, assim dizia a notícia falsa.
Leia mais: Vidal deve receber salário mais alto do futebol brasileiro no Flamengo, diz jornal
No entanto, essa notícia é falsa. O texto foi vinculado ao jornalista Gabriel Lima e ao portal Metrópoles. Entretanto, primeiramente, o site não havia publicado nenhuma informação sobre David Luiz até então. Além disso, a única matéria sobre Flamengo no portal foi sobre o jogo contra a Universidad Católica. Por fim, para dar fim a essa fake news, eis que o próprio repórter Gabriel Lima aparece para negar a informação.
“Rapaziada, fake news com o meu nome! Nunca falei nada sobre isso e essa matéria nem mesmo existe”, postou o jornalista em seu Instagram pessoal.
A fake news não mentiu sobre cláusula de David Luiz
Como diria o ditado, “toda a brincadeira tem um fundo de verdade”. Logo, por lógica, toda fake news tem um fundo de verdade? Não. No entanto, a de hoje esteve baseada em um fato verdadeiro: a cláusula de saída de David Luiz.
Leia mais: Paulo Sousa relaciona promessa com multa de 100 milhões de euros para jogo da Libertadores
Assim como Rafinha, o zagueiro exigiu que o contrato com o Flamengo tivesse uma cláusula de saída sem multa em caso de uma oferta do exterior que julgue interessante. Conforme trouxe o ge, a diretoria rubro-negra até tentou não firmar isso do acordo, mas entendeu que era uma condição para David Luiz assinar com o clube na época.
Vale lembrar que David Luiz tinha 14 anos na Europa. Por isso, houve a preocupação do zagueiro e a família não se adaptarem ao retorno ao Brasil. A mesma condição estava presente no contrato com Rafinha, que exerceu a cláusula e deixou o Flamengo rumo ao Olympiacos em agosto de 2020.