64 anos, 14 títulos na carreira, fez história no Benfica conquistando três Ligas Portuguesas: este é Jorge Jesus, anunciado na manha deste sábado (01) como novo treinador do Flamengo. Em acordo finalizado com o presidente Rodolfo Landim em Madri, o técnico fechou contrato de um ano com o Rubro-Negro. O português chegará no Rio de Janeiro em meados deste mês.
Após a reunião, o novo comandante do Flamengo celebrou:
”O que me convenceu principalmente foi a grandeza do Flamengo. São quatro os clubes mais famosos do mundo: Flamengo, Boca Juniors, Barcelona e Real Madrid. Portanto foi um dos motivos para eu aceitar, além de ganhar títulos. O Flamengo me dará uma possibilidade de ganhar a Libertadores, de ganhar o Mundial. Fiquei muitos anos no Benfica e ganhei tudo. E esse é o objetivo maior que fez com que eu aceitasse o desafio do Flamengo”, disse Jesus em entrevista ao site GloboEsporte.com.
O novo treinador ainda fez um comentário sobre o elenco Rubro-Negro:
”É verdade que o Flamengo não é campeão (brasileiro) há 10 anos. Mas é o Flamengo. É um clube que tem estrutura, qualidade, bons jogadores, e podemos formar na minha opinião uma boa equipe. Acredito que vai contratar um ou outro jogador que considere importantes. Difícil levar jogadores portugueses por questões financeiras. Jogadores têm carreiras curtas, e financeiramente não vale ir para o Brasil. Eles têm uma carreira muito mais curta que a minha, que sou treinador. Então é difícil. Mas hoje o jogador brasileiro recebe um salário que pode competir com muitos países. Não digo Inglaterra, mas em outros países da Europa”.
Conheça Jorge Jesus
Os títulos do treinador: 1 UEFA Intertoto Cup, 3 Ligas Portuguesas, 6 Copas da Liga de Portugal, 1 Copa de Portugal, 2 Supercopas de Portugal e 1 Supercopa da Arábia Saudita. Jesus ainda levou o Benfica a duas finais da UEFA Europa League, nas edições 12/2013 e 13/2014, mas perdeu para o Chelsea e Sevilla, respectivamente.
O portal português Sapo.pt, conversou com os olheiros Rui Malheiro e Tiago Maia, que já trabalharam no Benfica, Sporting e outros clubes do país, que esclareceram o formato de jogo que Jesus gosta de implantar. Uma defesa organizada com um bom volume ofensivo.
Sobre o sistema defensivo, os analistas observaram a capacidade dos times de Jorge Jesus em jogar com um quarteto defensivo frequentemente sobre a linha do meio-campo.
”Isso lhe dá uma vantagem numérica dentro da área, ao mesmo que ajuda a impedir que o adversário explore o terreno livre entre o goleiro e a defesa. Jorge Jesus faz claramente a diferença nos jogos mas sobretudo nos treinos”, disse Tiago Maia.
Diferente de Abel, Jesus tem o objetivo de deixar quatro ou cinco jogadores na grande área ofensiva. Outra característica revelado pelo analista Rui Malheiro é a “mudança de atitude” dos jogadores após a recuperação da bola, com a equipe conseguindo se mexer em bloco para chegar rapidamente na área. Uma equipe que busca sempre o gol.
”Se a jogada começa numa zona recuada do campo, o meia mais defensivo se aproxima dos centrais para permitir que os laterais se ‘soltem’ no ataque. Os atacantes aproveitam para explorar a zona central e dar apoio com troca de passes curtos no espaço entre os meias e os defensores rivais, com pelo menos um dos atacantes a complementar essa mobilidade coletiva”, disse Rui.
Confira os últimos trabalhos de Jesus:
Al Hilal – 20 jogos / 15 vitórias / 4 empates / 1 derrota;
Sporting – 158 jogos / 101 vitórias / 24 empates / 33 derrotas;
Benfica – 321 jogos /227 vitória s/47 empates / 47 derrotas;
Braga – 47 jogos /23 vitórias / 13 empates / 11 derrotas;
Leia também
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã
Foto: Divulgação/Flamengo