O dia 14 de junho de 2017 ficou marcado na história para muitos. Nesta data, o Flamengo enfrentou a Ponte Preta na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, mas além disso, também estreou o estádio Ilha do Urubu, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Na ocasião, aliás, os rubro-negros saíram vitoriosos em um placar de 2 a 0, com gols de Réver e Leandro Damião.
Em partida válida pela 7ª rodada do Brasileirão, o Flamengo vivia altos e baixos na competição nacional. Ocupando a 15ª colocação na tabela de classificação, a equipe do Mais Querido inaugurava o novo estádio, mesmo longe da capital. Diante da vitória diante dos paulistas, Zé Ricardo se aliviava, tentando permanecer no cargo de treinador após tanta pressão por conta dos maus resultados.
Leia mais: Com Marinho reintegrado, São Paulo mira atacante ex-Atlético-MG da MLS
Na estreia da Ilha do Urubu, o Mais Querido também chegava a um importante marco na competição daquele ano: a primeira vitória em casa, dentro do Campeonato Brasileiro. No confronto em questão, quem mais teve destaque foi Vinícius Júnior, que demonstrava estar solto em campo, esbanjando toda sua qualidade. Apesar disso, seus companheiros balançaram as redes.
Relembrando o duelo
A Ponte Preta chegou a marcar um gol diante do Flamengo, nos minutos finais do primeiro tempo. Mesmo assim, a arbitragem assinalou impedimento de Leo Arthur, que gerou bastante revolta nos alvinegros. Mas aos 47 da mesma etapa, os rubro-negros se aproveitaram da situação, e após uma cobrada de escanteio de Diego, Réver – capitão na época – marcou de cabeça.
Já na etapa final, o atual ídolo do Real Madrid e cria do Ninho do Urubu, Vini Jr, foi quem serviu para Leandro Damião ampliar. Na ocasião, o ex-camisa 20 cruzou da ponta direita para a área, onde o centroavante se antecipou e estufou a rede aos 13 minutos.
Elenco do Flamengo na época
Composto com diversos nomes que marcaram história no Flamengo, o elenco da época em questão apenas conquistou o Campeonato Carioca de 2017. Na Copa do Brasil, o vice-campeonato veio diante do Cruzeiro, em final com turno e returno. Já na Sul-Americana, o segundo lugar novamente, mas contra o Independiente, da Argentina. Em agosto do mesmo ano, quem assumiu o elenco foi Reinaldo Rueda.
PLANTEL- FLAMENGO X PONTE PRETA
Thiago; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego (Conca, 37’/2°T); Vinicius Júnior (Pará, 27’/2°T), Everton e Leandro Damião (Vizeu, 43’/2°T).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã