No dia 26 de junho de 2018, um jejum que durava desde 1986 foi encerrado pelo atacante Paolo Guerrero. Ao marcar uma vez na vitória do Peru por 2 a 0 sobre a Austrália, o então centroavante fez um gol importante para a história do Flamengo. Depois de 32 anos, o clube tinha algum atleta de seu elenco atual marcando um gol na Copa do Mundo.
Anteriormente, o último havia sido feito pelo craque Sócrates, na goleada da Seleção Brasileira sobre a Polônia por 4 a 0, pelas oitavas de final da Copa do México. No entanto, mesmo após três décadas se passarem, o gol de Guerrero trouxe apenas um ar de dignidade ao Peru, já que o país foi eliminado com três pontos conquistados. No grupo C, passaram França com sete e Dinamarca com cinco.
Leia também: Meia que deixa o Flamengo elege ‘Era Domènec’ como seu auge
Relembre como foi a partida que o ex-atacante do Flamengo marcou
Válido pela última rodada da fase de grupos, o Peru, que já estava eliminado, enfrentou a Austrália no Fisht Olympic Stadium para tentar se despedir da Rússia com pelo menos uma vitória. Sendo assim, o técnico argentino Ricardo Gareca mandou a campo seu time titular: Gallese; Advíncula, Christian Ramos, Santamaría e Miguel Trauco; Renato Topia, Yotún, Carrlo, Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero.
O primeiro gol do Peru já saiu aos 18 minutos. Guerrero domina pelo lado esquerdo, faz um lindo lançamento virando o jogo para André Carrillo, de primeira, marcar um lindo gol. Em seguida, o ritmo da partida diminuiu e o primeiro tempo se encerrou em 1 a 0.
Assim que se inicia a segunda etapa, Cueva acha Paolo Guerrero entre os zagueiros e o astro não perdoa. De perna esquerda, o ‘pistoleiro’ dá números finais ao jogo logo aos quatro minutos.
Guerrero volta ao Flamengo após o Mundial, mas não renova o seu contrato. Sendo assim, é anunciado pelo Inter, um mês depois.