O Flamengo anunciou nesta segunda-feira (14) a contratação do zagueiro brasileiro Pablo, que estava atuando no Lokomotiv, da Rússia. O reforço já está no Rio de Janeiro fazendo exames médicos. O Flamengo deve anuncia-lo a qualquer momento. O clube russo já confirmou que o negócio está fechado.
Leia Mais: Lokomotiv de Moscou confirma venda de Pablo para o Flamengo
Mas o que esperar da nova contratação do Flamengo. Depois de girar por diversos clubes, incluindo Avai, Ceará, Grêmio e Ponte Preta, Pablo foi negociado com o Bordeaux,. Na França, Pablo foi treinado pelo atual técnico do Flamengo, Paulo Sousa. Em janeiro de 2017, ele foi emprestado ao Corinthians e teve destaque, marcando diversos gols de cabeça.
O analista tático William Godoy aponta as principais características do Pablo e como ele pode se encaixar no time do Flamengo de Paulo Sousa. “Ele joga pela esquerda, apesar de ser destro. E como ele já conhece o estilo de jogo do Paulo Sousa, a adaptação vai ser mais fácil.”
Zagueiro destro que joga pela esquerda
Godoy analisou como Pablo jogou no Bordeaux, com Paulo Sousa: “Na linha de três, Pablo fazia o homem pela esquerda, sempre buscando os passes entre as linhas do adversário. Já quando o time francês perdia a bola, Paulo Sousa se defendia no 4-4-2 e ai o Pablo virava o zagueiro pela esquerda com a chegada do lateral esquerdo.
William também notou uma característica no jogo do Pablo: “Apesar de ser destro, ele domina a bola com a perna esquerda, o que facilita o jogo.”
Pablo tem 30 anos e chega ao Flamengo em definitivo. Pablo chega sob a bagatela de cerca de 2,5 milhões de euros, ou seja, R$13,91 milhões segundo a cotação atual. Com Pablo, o Flamengo tem agora 8 zagueiros no elenco. Assista o vídeo com a análise sobre o Pablo.
O jornalista Bernardo Ramos também publicou um vídeo analisando as opções táticas que o Pablo oferece ao Flamengo. “Ele é um zagueiro vigoroso no combate, mas não é violento. Ele vai dar muitas opções ao time, inclusive ofensivamente.”
No vídeo, Bernardo convidou o técnico português Rui Malheiros a opinar sobre o Pablo. Malheiros, que trabalhou com Paulo Sousa, disse: “Ao contrário do Fabrício Bruno, que tem a tendência a perseguir os atacantes e abrir espaços, o Pablo conhece como o Paulo Sousa gosta de jogar e não vai cometer esse erro.” Assista o vídeo.
Desejos de Pablo e Paulo Sousa pesaram
O zagueiro foi fundamental na negociação. Isso porque o jogador abriu mão de parte do salário que recebia no clube russo. Além disso, a vontade de Pablo em retornar ao Brasil foi fundamental no acerto. Outro ponto a favor do Flamengo foi o fato de Paulo Sousa já ter trabalhado com o brasileiro no Bordeaux. O técnico e o jogador gostam das características do outro e o interesse mútuo pelo reencontro ajudou também na contratação.
“A gente já monitorava, só que houve a coincidência de ele ter sido atleta dele no Bordeaux. A gente já conseguiu adiantar algumas coisas aí, está bem próxima. O Paulo gosta muito até porque foi atleta dele”, disse Marcos Braz, em conversa com jornalistas.