Um show em 45 minutos, uma vitória pra história, um mundo aos seus pés
Zico carrega a taça mundial de clubes. (Foto: Reprodução)
Com uma goleada incontestável, o Flamengo surpreende o mundo e derruba o gigante Liverpool e é campeão mundial de clubes.
A tarde em Tóquio era linda, parece até que já estava escrito o que aconteceria. Diante de 62 mil pessoas, o estádio Nacional era tomado por torcedores, em sua maioria, rubro-negros.
Conhecendo o poder ofensivo dos ingleses, o Flamengo começou impondo o jogo para evitar qualquer tipo de sufoco. O Flamengo deu as cartas desde o apito inicial e mostrou que não era o “time do Maracanã”. Com um toque de bola sensacional, clássico, as jogadas pareciam ser feitas por artistas, e na verdade eram, artistas da bola, aconteciam naturalmente, envolvendo e deixando os ingleses perdidos.
Tanta qualidade e arte resultou no primeiro tento aos 13 minutos da etapa inicial. Nunes deu de calcanhar para Mozer, o zagueiro tocou para Zico no meio que fez um lançamento primoroso para o artilheiro das decisões, ele mesmo, Nunes, receber após uma furada de cabeça de Thompson e com classe mandar pro fundo das redes: 1 a 0.
O mundo olhava sem acreditar, o Flamengo flutuava em campo. Com a vantagem adquirida, o Flamengo mostrou mais ainda o seu talento em campo. Zico em tarde inspirada mostrava o que é um camisa 10 de verdade.
Aos 33 minutos McDermott derruba Zico na entrada da área inglesa. Falta perigosíssima, ainda mais quando se tinha um gênio das cobranças de falta como Zico. O camisa 10 bateu direto, Grobbelaar defendeu parcialmente e após tentativa de Lico, Adílio estufou as redes novamente: 2 a 0.
Não demorou nem 10 minutos e o Flamengo fez o estádio Nacional se render ao encanto que o time causava. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Adílio sobe pela direita e serve Zico, que dá um passe milimétrico pra Nunes, que livre, chutou cruzado no canto de Grobbelaar: 3 a 0.
O que o Flamengo fazia era algo jamais visto. Será que o Liverpool teria forças pra reagir?
A etapa inicial veio e só havia um questionamento entre os rubro-negros: quanto falta pra acabar?
O Flamengo gastava tempo com seu toque de bola rápido. Um time mais neutro e menos agressivo teve muita paciência e simplesmente não deu chances ao Liverpool. Uma defesa bem compactada e arrumada.
Quando Rúbio Vasquez apitou o final do jogo a festa, o alívio, o silêncio do rivais tomaram conta do mundo. O Flamengo é campeão mundial de clubes!
Nunes comemora seu primeiro gol diante do Liverpool. (Foto: Reprodução)FICHA DO JOGO: Flamengo 3×0 Liverpool
Final do Mundial de Clubes
Data: 13 de dezembro de 1981
Local: Estádio Nacional de Tóquio, Japão
Público: 62 mil pessoas
Gols: Nunes aos 13′ e 41′ e Adílio aos 33′ do 1º T