Se você fez uma aposta esportiva pelo Mengão e suas chances de ser campeão do Brasileirão e da Taça Libertadores da América, arriscaria muito? Na Copa do Brasil a equação é um pouco mais simples. Chegou à semifinal com conforto, mesmo com uma vitória sobre o Grêmio nas quartas (foi 6 a 0 no total) e agora terá que enfrentar o Paranaense. A primeira mão em Curitiba e a volta no Maracanã, com público a favor.
Sem dúvida, o time comandado tecnicamente por Renato Portaluppi, tem boas chances de vencer o Brasileirão e também, o torneio máximo continental. Tudo isso vai depender do Flamengo manter seu nível e crescer nos momentos em que parece desacelerar seu ritmo de jogo.
Por outro lado, deve corrigir imperativamente os lapsos defensivos, muitos dos quais decorrem da desconcentração, e também daqueles períodos de tempo em que a equipe parece poupar facilmente os seus rivais.
A grande vantagem de ter um grande treinador
A história de Renato Portaluppi é marcada por grandes conquistas tanto como jogador quanto como treinador. Ele é considerado um dos melhores alas da direita do mundo durante as décadas de 1980 e 1990 e conquistou mais de uma copa. Renato tem mais um grande recorde desde que sagrou-se campeão da Libertadores pelo Grêmio tanto como jogador quanto como treinador, ele também ergueu o Intercontinental em 1983, a Copa América em 1989 e brilhou no nosso torneio nacional.
É importante destacar que Renato Gaúcho fez história tanto individualmente quanto com o clube quando o Flamengo venceu o Barcelona por 2 a 0 no Equador graças à dobradinha de Bruno Henrique e conquistou a classificação para a final que será disputada em Montevidéu. Depois dessa grande façanha, o brasileiro se tornou o técnico com mais vitórias na Libertadores e busca dar a Mengão sua terceira taça. Renato sem dúvida tem experiência suficiente para corrigir todos os déficits da equipe e aumentar muito suas chances de consagração. Depende apenas de seu bom raciocínio, e sabemos que ele tem e já provou isso muitas vezes.
Os pontos fortes no jogo
Os pilares desta equipe estão nas áreas de Diego Alves para proteger o gol e evitar gols e jogadas decisivas quando a equipe perde desempenho, Bruno Henrique para encontrar o espaço certo para quebrar a defesa alheia, marcar gols e auxiliar seus companheiros. Entre eles Gabigol, que não falha na área e agora também agrega harmoniosamente ao colorido jogo de passes e mais passes do Mengão. E para finalizar, a contribuição de David Luiz na defesa, com toda sua experiência e toque internacional, mais o jogo sempre correto e eficaz do Arrascaeta fazem do Flamengo um time de futebol de ponta.
Todas essas virtudes são aquelas que permitem acreditar com grande esperança a todos os torcedores cariocas na obtenção de todos os títulos que estão em disputa e com sua presença estelar.