Nesta segunda-feira (9), o Flamengo irá anunciar Tite como seu novo treinador. O ex-comandante da Seleção Brasileira fará sua primeira passagem na Gávea, mas possui uma certa intimidade com o elenco do Mengão. Em seis anos na Seleção, Tite convocou 11 atletas que fazem parte do atual plantel do Flamengo.
Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Everton Cebolinha, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Uma equipe que facilmente poderia formar o time titular do Flamengo, já foi testada por Tite na Seleção Brasileira. Cada jogador foi convocado em épocas diferentes do Brasil e do trabalho do técnico.
Leia mais: Para entender Tite: treinabilidade e outras expressões do ‘titês’
David Luiz recebeu chance uma única vez com Tite e logo foi esquecido, assim como Pablo e Bruno Henrique. Já outros até foram para a Copa do Mundo com o treinador. O MRN relembra algumas das justificativas de Tite para explicar a convocação dos atletas do Flamengo.
Rodrigo Caio
O zagueiro foi utilizado pelo treinador logo no início do seu trabalho na Seleção. Assim como no Flamengo, suas lesões recorrentes interromperam um futuro promissor com a amarelinha. Porém, mesmo com seu histórico perigoso de problemas musculares, Tite não abria mão de convocar Rodrigo Caio e fez elogios recorrentes ao jogador.
“O Rodrigo Caio já vem há bastante tempo na (Seleção) olímpica e também na principal. E aí tem todo um histórico de desempenho, tanto no São Paulo quanto no Flamengo, de alto nível. Ele faz tudo dentro do que eu estabeleço como critérios. Como gosto de falar, ele merece (ser convocado), pelo desempenho e pela conduta”, disse Tite em setembro de 2020.
David Luiz
Como dito anteriormente, David Luiz recebeu apenas uma chance com Tite na Seleção Brasileira. O zagueiro teve sua história manchada pelo Brasil, já que foi um dos vilões no 7 a 1 para a Alemanha na Copa de 2014. Tite, no entanto, deu oportunidade para David em uma das suas primeiras convocações pela CBF.
“Eu procuro observar o momento dos atletas. O David tem 56 jogos pela Seleção, vive um grande momento, é oportuno”, comentou Tite em maio de 2017.
Filipe Luís
O lateral e ídolo rubro-negro vai além da função em campo para Tite. O novo treinador do Flamengo já deixou isso claro diversas vezes. Filipe Luís já foi convocado por Tite, mas também ajuda o treinador tal qual um auxiliar-técnico. O treinador, por exemplo, revelou que pediu ajuda de Filipe antes da Copa do Mundo do ano passado.
“A gente faz também consultoria com atletas. Trouxemos o Filipe Luís para ficar um dia inteiro conosco. Ele é um jogador diferenciado. As percepções que ele tem em níveis táticos e o nível pessoal dele é muito grande”, revelou o ídolo do Corinthians em agosto de 2022.
Everton Ribeiro
A primeira oportunidade de Everton Ribeiro nas mãos do treinador foi em 2020. Desde então, o meio-campista do Flamengo seguiu sempre aparecendo nas listas de Tite, e foi com a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar. O nome de Ribeiro na convocação final foi surpresa para muitos, mas não para Tite, que disparou elogios ao capitão rubro-negro.
“Olho para o Everton Ribeiro e vejo o quanto ele retomou e tem essa consistência do 10, da articulação. Quando ele voltou dos Emirados eu já tinha expectativa nele. Eu pensei: ‘Demorou para voltar’. É um jogador, com 32 anos, é a primeira Copa do Mundo também. E jogando em alto nível. Final de Libertadores, de Mundial, de Copa do Brasil. E ele é constante”, disse Tite.
Bruno Henrique
Um dos principais jogadores do Flamengo desde 2019, Bruno Henrique tem apenas duas partidas pelo Brasil em seu currículo. O técnico Tite convocou o atacante para os amistosos contra Colômbia e Peru em 2019, mas colou o jogador rubro-negro para atuar somente 16 minutos. Ao explicar sua convocação, o técnico citou a grande fase em que vivia pelo Fla no ano mágico.
“Bruno Henrique vem se destacando no Flamengo, faz gol e assistência, uma série de componentes que nos facilitam. Tem essa qualidade de fazer lado, centro, então é uma série de componentes”, disparou Tite.
Gabigol
A relação de Gabigol com Tite ficou abalada após o treinador “esquecer” o atacante na convocação da Copa do Mundo. No entanto, o técnico sempre deixou elogios para o camisa 10 do Flamengo. Ao chamar Gabi em setembro de 2019, Tite relatou: “Fez por si só. Não precisa ser muito, pode fechar o olhos e escutar: a campanha dele nesse ano todo o credenciou”.
Depois, o auxiliar Cleber Xavier, que também formará a comissão técnica de Tite no Flamengo, justificou o que fez Gabigol ficar de fora da lista final. De acordo com ele, o camisa 10 perdeu na disputa por posição: “A explicação é que a gente acaba escolhendo dois por posição, dois externos direitos, dois externos esquerdos, dois pivôs, dois meias que chegam mais por dentro… E a partir daí a gente complementa com características”, disse.
Pedro
Se Gabigol foi surpresa ao ficar de fora, Pedro espantou ao ser incluído nos “minutos finais”. Tite voltou a convocar Pedro na reta-final para a Copa do Mundo de 2022 após um longo período sem lembrar do centroavante. Ainda assim, o camisa 9 garantiu sua vaga no Catar mesmo com poucas oportunidades. Tite comentou o faro do artilheiro:
“Pedro, especificamente, é um 9 de área terminal, ele é um jogador da última bola, da conclusão. Ele é o Fred atual, vamos colocar dessa forma. Tem a grande capacidade de finalização, empresta essa característica”, falou o novo treinador do Mengão.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã