O rádio esportivo carioca e também o brasileiro perderam um um gigante nesse domingo (22). Gilson Ricardo morreu de infarto aos 74 anos. Foi uma morte súbita. Gilsão, como era conhecido pelos ouvintes e companheiros de trabalho, havia trabalhado normalmente no início da tarde, na Rádio Tupi.
Gilson Ricardo fez parte de uma equipe de transmissão que formou uma geração de torcedores dos quatro grandes times cariocas. Junto com o Garotinho José Carlos Araujo, o Apolinho Washington Rodriguês bem como com os trepidandes Elso Venâncio e Deni Menezes, Gilson foi a voz de momentos inesquecíveis para os apaixonados pelo futebol carioca.
Leia Mais: Show de Gabigol e goleada: o último Flamengo x Bangu
Torcedor declarado do Flamengo, Gilson Ricardo era um comunicador de mão cheia; além disso, era carioca da gema, apesar de nascido na cidade imperial de Petópólis. Gilsão marcou época nas transmissões dos jogos, mas também comandou programas na Rádio Globo e na Rádio Tupi.
O mais famoso, sem dúvida, foi o Panorama Esportivo, que entrava no ar todos os dias de semana em que não havia jogos à noite. Um clássico balçanço do dia, com as principais notícias dos grandes clubes do futebol carioca, mas também bem como dos pequenos.
Gilson Ricardo era um grande contador de histórias
Bom de papo, Gilson Ricardo acumulou histórias. Em uma delas, simplesmente revelou o time para o qual torcia o heroi do tetracampeonato mundial do Brasil. Romário, que tem estátua em São Januário, era rubro-negro e Gilsão podia provar.
Conversando com os apresentadores do podcast Museu da Pelada, Gilson Ricardo disse então: “Tu sabes que ele é Flamengo. Não tem dúvida. Ele jogava no Vasco e eu atrás do gol fazendo ponta. O Flamengo estava jogando contra um Joinvile ou Figueirense, um time desses ai. Romário chega com a mão na frente da boca e pergunta quanto tava o jogo do Flamengo. Eu falei que tava perdendo de 2 a 0. Ai ele, ‘porra, tamo fudido!’. Romário era Mengão!”.