Nesta quarta-feira (16), o Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 e se classificou para a final da Copa do Brasil. O triunfo no torneio nacional amplia a vantagem que o Mengão tem em jogos contra o time gaúcho nos últimos cinco anos, com apenas uma derrota.
Grêmio e Flamengo se enfrentaram 15 vezes no período, e o Fla tem 80% de aproveitamento no confronto. São 11 vitórias do Rubro-Negro, três empates e apenas uma derrota. Além disso, o Mengão marcou 32 gols, média de 2,1 por partida, e sofreu apenas oito.
Leia mais: Gerson tem números fantásticos desde chegada de Jorge Sampaoli
Vale destacar que as equipes se encontraram por mata-matas nacionais e internacionais, com o Flamengo levando a melhor todas as vezes e sem precisar de disputa de pênaltis. Na Copa do Brasil, por exemplo, o clube eliminou o Grêmio em 2018, 2021 e 2023.
Mas os duelos que mais representam a freguesia gremista para o Flamengo nos últimos anos certamente foi pela Libertadores 2019. Apesar de empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Mengão foi amplamente dominante e teve três gols anulados. No entanto, no jogo de volta o Grêmio não conseguiu segurar os craques rubro-negros e sofreu derrota por 5 a 0.
A única derrota do Fla no período aconteceu pelo Brasileirão de 2021, quando perdeu por 1 a 0 no Maracanã. Entretanto, a vantagem da equipe no torneio também considerável. Em cinco jogos desde 2018, o Flamengo venceu cinco, empatou duas e perdeu uma. Ou seja, o clube conquistou 17 pontos dos 24 que disputou.
Renato Gaúcho elogiou atuação do Grêmio: ‘jogamos de igual para igual’
A entrevista de Renato Gaúcho após a eliminação para o Flamengo representa bem o que acontece nos jogos. Apesar de sair do Maracanã com derrota e eliminação, o treinador exaltou a atuação do seu time por conseguir igualar forças com o Fla pela maior parte do tempo.
“As lições que tiramos desses 180 minutos contra o Flamengo é que o Grêmio deixou de ter uma vantagem em Porto Alegre. Você perder por 2 a 0 e depois ter que enfrentar o Flamengo com 70 mil pessoas no Maracanã fica complicado. Mas estou aplaudindo meu grupo apesar da desclassificação. Perdemos a vaga em Porto Alegre. Hoje jogamos de igual para igual, não é fácil. Por isso estou tranquilo, porque eles têm me dado resposta dentro de campo”, disse Portaluppi.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã