Em 2017, no terceiro ano de parceria entre o Clube de Regatas do Flamengo e a Marinha do Brasil, o futebol feminino manteve a média de conquistar ao menos um título por temporada: foram sete competições disputadas e quatro títulos alcançados (um em 2015, dois em 2016 e um em 2017).
Com apenas dois torneios nesta temporada (neste ano não foi realizada a Copa do Brasil), o Flamengo/Marinha sagrou-se tricampeão estadual – de forma invicta – , e foi eliminado nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro A1, diante do Iranduba.
Estatísticas – Flamengo/Marinha em 2017
24 Jogos – 16 Vitórias – 3 Empates – 5 Derrotas – 92 Gols Marcados – 23 Gols Sofridos
70,83% de aproveitamento
Jogos
O Tenente Ricardo Abrantes, técnico da equipe, utilizou 24 atletas ao longo do Campeonato Brasileiro e Carioca Feminino 2017. As meias Bárbara e Diany, e a atacante Jane, participaram de 23 jogos, ou seja, perderam apenas uma partida.
Gols e Cartões
Com média de quase quatro gols por partida (92 tentos em 24 jogos), as meninas do Flamengo/Marinha deram show em 2017. Bárbara sagrou-se a artilheira da equipe na temporada, com 15 gols. No ano passado, havia ficado na segunda colocação no quesito, com nove tentos. A meio-campista, Ju, acabou na vice-liderança neste ano, com 13 gols. As atacantes Flávia e Pâmela completam o Top 4, tendo balançado as redes 11 vezes cada.
Rayanne foi a atleta que mais recebeu cartões amarelos – foram quatro – na temporada. No total, assim como em 2016, foram 29 cartões distribuídos (entre 14 atletas da equipe). Assistências não foram computadas, devido à falta de material para análise da mesma.
Comparação – 2016 e 2017
Menos atletas utilizadas, mais gols marcados e sofridos. Aproveitamento ligeiramente inferior, mas vale ressaltar que em 2016, 3 partidas foram vencidas por W.O. No mesmo ano, além do Carioca, as meninas do Flamengo/Marinha conquistaram também o Campeonato Brasileiro Feminino.
Confira também:
Estatísticas do Flamengo/Marinha no Brasileiro Feminino 2017
Estatísticas do Flamengo/Marinha no Carioca Feminino 2017
Adriano Skrzypa é estudante de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros