No dia 25 de janeiro de 2018, o Santos FC anunciava o retorno de Gabriel Barbosa (também conhecido por Gabigol). O atacante, que chegou ao clube paulista com 11 anos, estreou pelos profissionais aos 16 e foi vendido para a Internazionale aos 19 (passando também pelo Benfica), voltava a atuar em solos brasileiros em 2018, sendo emprestado até dezembro.
Leia também
- Abel anima Dourado, mas chegada de Gabigol pode frear recuperação do “ceifador”
- Gabigol vai assumir a camisa 9 no Flamengo
- Após desistir de Dedé, Flamengo faz proposta por Miranda, zagueiro da Internazionale
- Marcos Braz acredita que ida de Gabigol aos EUA é “pouco provável”
- Acompanhado da família, Gabigol chega ao Rio para assinar com Flamengo
Gabigol teve ótimo desempenho em 2018. Foi o vice-artilheiro do Brasil na temporada, com 27 gols, perdendo apenas para Gustavo, do Fortaleza. Fez gols em todos os campeonatos que participou e sagrou-se o artilheiro da Copa do Brasil, com 4 gols (junto com Neílton e Romulo), e do Campeonato Brasileiro 2018, com 18 gols marcados em 35 jogos. O ex-camisa 10 do Santos ainda fez dois hat-tricks na temporada, contra Luverdense e Vasco.
O alto número de cartões amarelos (média de 0,3 por jogo ou um cartão a cada 3 jogos, aproximadamente) também chama a atenção. No início e no final de sua passagem pelo Santos, o atacante recebeu vários cartões amarelos (4 nos seis primeiros jogos e 6 nos últimos oito jogos).
O canhoto Gabriel Barbosa anotou 77,77% de seus gols com o seu pé ”predominante”: 21 gols com a canhota. O atacante ainda fez dois gols com a direita, três de cabeça e um com a barriga (contra o Santo André). Dois deles, em cobranças de penalidade máxima. Contra o Flamengo, anotou um gol e perdeu um pênalti no Maracanã, defendido por César.
Na última semana, Gabriel, Flamengo e Inter de Milão chegaram a um acordo, e o atacante vestirá Rubro-Negro em 2019. O atacante de 22 anos será o camisa 9 do Flamengo na temporada.
Créditos imagem destacada: Ivan Storti/Santos FC
Adriano Skrzypa é professor de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros
BAIXE AGORA http://bit.ly/KROwD9
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Internazionale/Divulgação
Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Saiba mais em bit.ly/tutorialapoioforum.
Inscreva-se no canal na TV MRN: bit.ly/CanalTvMRN