A estreia do Flamengo no ‘novo’ Maracanã, como o estádio ainda é chamado após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, está completando 10 anos. O MRN está organizando uma série de listas para marcar a data.
Relembre 10 jogos marcantes do Flamengo no estádio desde 28 de julho de 2013:
Bet365 4.9 de 5 |
|
10 – Flamengo 1×1 Vasco – Vice de novo!
Em décimo lugar, um jogo sofrido, chorado e com muita emoção, com a cara do Flamengo. Depois de ficar dois anos sem sequer chegar na decisão, o Rubro-Negro conquistou o Campeonato Carioca de 2014 ao empatar com o Vasco em 1×1 (O Mengão tinha a vantagem do empate), com o gol do título saindo aos 45 minutos do segundo tempo.
O Flamengo não jogava bem na partida e viu o Vasco abrir o placar aos 30 minutos do segundo tempo. Faltando 15 minutos para a partida acabar, parecia que o rival finalmente ganharia uma final em cima do Flamengo. Os minutos se passaram e a torcida vascaína já gritava “É Campeão”, enquanto os reservas do Vasco comemoravam e pediam o final do jogo na beira do gramado.
E é aí que entra a mística rubro-negra. Márcio Araújo, um dos jogadores mais contestados do elenco, bota a bola no fundo da rede e decretou mais um título do Flamengo.
9 – Flamengo 3×3 Fluminense – ‘Remontada’ histórica na Sul-Americana
Seguindo no ranking, o histórico Fla x Flu internacional de 2017. As duas equipes se enfrentaram pelas quartas de final da Sul-Americana daquele ano, e depois de vencer o primeiro jogo por 1×0, o Rubro-Negro jogava pelo empate no jogo de volta. No entanto, o Mais Querido precisou de uma “remontada” emocionante para avançar.
O jogo começou eletrizante, com o Fluminense abrindo o placar com Lucas, aos 3′. Seis minutos depois, Diego Ribas empatou em um belo gol de falta. No entanto, no final da primeira etapa, Renato Chaves recolocou o Fluminense em vantagem, e logo aos 10′ do segundo tempo, ampliou o placar, 3×1.
Leia mais: River topa vender De La Cruz, mas notícia não é boa para o Flamengo
Sem jogar bem, o Flamengo precisaria de dois gols em 35 minutos. Mas com o apoio da sua torcida e com Vinícius Júnior incendiando o jogo, o time de Reinaldo Rueda conseguiu uma classificação heroica, com gols de Felipe Vizeu e Willian Arão, que empatou a partida aos 38 minutos do segundo tempo.
8- Flamengo 3×0 Independiente Del Valle – o primeiro título internacional no Maracanã
Em fevereiro de 2020, o Flamengo finalmente conquistava o seu primeiro título internacional no Maracanã, ao vencer o Independiente Del Valle por 3×0 e levantar o troféu da Recopa Sul-Americana. Em partida nervosa e emocionante, o Rubro-Negro atropelou os equatorianos mesmo com um jogador a menos desde os 23′ do primeiro tempo, quando Willian Arão foi expulso.
Gabigol, autor do primeiro gol, e Gerson, que marcou os outros dois, forma os destaques da partida.
7- Flamengo 2×0 Emelec – Vamos virar Mengo
Em quarto lugar no ranking, um dos jogos mais marcantes da histórica campanha do título da Libertadores de 2019. Um jogo onde a torcida pegou o Flamengo no colo e levou rumo à classificação. Pelas oitavas de final, o Rubro-Negro perdeu para o Emelec por 2×0 fora de casa, e precisava devolver o placar no Maracanã para seguir sonhando com o título.
Leia mais: Staff de Scarpa aprova oferta do Flamengo, mas antigo sonho do jogador pode atrapalhar contratação
No jogo de volta, uma das maiores atmosferas já criadas pela torcida do Flamengo no novo Maracanã empurrou o time de Jorge Jesus rumo à virada. Assim, com dois gols de Gabigol, o Mengão devolveu o placar da ida e levou a partida para os pênaltis. Com muito drama e emoção, o Flamengo venceu a disputa e avançou rumo ao título.
6- Flamengo 4×0 Botafogo – Hat-trick de Hernane Brocador
23 de outubro de 2013, o dia que o Maracanã foi de Hernane Brocador. Artilheiro do Flamengo na temporada, o centroavante marcou três gols e ainda sofreu o pênalti convertido por Léo Moura na goleada por 4×0 em cima do Botafogo nas quartas de finais da Copa do Brasil daquele ano.
Leia mais: Chelsea segue empenhado em levar Matheus França, mas ainda não chegou na pedida do Flamengo
No primeiro ano da reconstrução financeira do Flamengo, o Rubro-Negro eliminou o seu rival, com um dos seus melhores times das últimas décadas, de Seedorf e companhia, com direito a uma inesquecível goleada no Maracanã.
5- Flamengo 2×0 Atlético-MG – Inferno no Maracanã
Outro jogo que entrou para a história foi a vitória do Flamengo contra o Atlético-MG pelas oitavas da Copa do Brasil 2022, que ganhou a alcunha de “Jogo do Inferno”. Depois de perder no Mineirão por 2×1, Gabigol transformou o clima da partida na entrevista na beira do campo. “Lá eles vão conhecer o que é pressão e o que é inferno”.
Sendo assim, na volta, no dia 13 de julho de 2022, em um Maracanã lotado de torcedores empurrando o time, o Flamengo venceu por 2×0, com dois gols de Arrascaeta, e conseguiu a classificação.
4- Flamengo 2×0 Athletico-PR – Primeiro título da “nova era”
Voltando para 2013, ano da abertura do “Novo Maracanã”, o Flamengo conquistou o seu primeiro título sob a gestão da Chapa Azul. Portanto, em plena reconstrução financeira e com um elenco modesto e sem nenhuma estrela, o time comandado por Jayme de Almeida levantou o troféu da Copa do Brasil ao vencer o Athletico-PR na decisão.
Leia mais: Dorival diz respeitar decisão do Fla, mas Zico detona: ‘Premiou o perdedor’
Assim, depois de ficar no 1×1 fora de casa, o Flamengo venceu por 2×0 no Maracanã, com gols de Elias e Hernane Brocador.
3- Flamengo 1×1 Corinthians – Tetracampeão da Copa do Brasil
Depois de eliminar o Atlético-MG no “Jogo do Inferno”, o Flamengo ainda passaria por Athletico-PR e São Paulo, antes de chegar na grande final. Na decisão, depois de ficar no 0x0 com o Corinthians em Itaquera, as duas equipes foram para o tudo ou nada no Maracanã.
E o time comandado por Dorival Júnior abriu o placar logo aos seis minutos, com Pedro, após linda jogada coletiva. No entanto, o Corinthians empatou aos aos 37 do segundo tempo, quando o jogo já se encaminhava para os minutos finais. Sendo assim, o título foi decidido nos pênaltis.
Assim, depois de Filipe Luís desperdiçar para o Flamengo, e Fagner e Vital perderem para o Corinthians, coube a Rodinei, o herói improvável, bater a cobrança do quarto título da história do Flamengo na Copa do Brasil.
2- Flamengo 1×0 Cruzeiro – Gol do Elias
Em segundo lugar, mais um jogo na campanha do título da Copa do Brasil 2013. Nas oitavas de final daquele ano, o modesto elenco rubro-negro batia de frente com o todo poderoso Cruzeiro, que seria bicampeão brasileiro consecutivo em 2013 e 2014, comandado por Everton Ribeiro e Ricardo Goulart.
No primeiro jogo, o Mais Querido foi derrotado por 2×1 no Mineirão, e sendo assim, precisava de uma vitória simples no Maracanã para avançar, já que naquela época o gol fora de casa ainda era um dos critérios de desempate.
Principal jogador da equipe, Elias era dúvida para a partida por conta de dores na coxa, e a confirmação da sua escalação só aconteceu minutos antes do jogo, e a sua presença foi comemorada como um gol nas arquibancadas do Maracanã. Mas foi dos pés do camisa 8, aos 43 minutos do segundo tempo, que saiu o gol da classificação, em um dos gols mais comemorados pelo torcedor rubro-negro nos últimos tempos.
1- Flamengo 5×0 Grêmio – Cincum!
Sendo assim, o primeiro jogo da lista não poderia ser outro. Uma das maiores atuações da história do clube, o dia em que o Flamengo confirmou que estava pronto para voltar a conquistar a Copa Libertadores depois de 38 anos.
Portanto, no Maracanã lotado, o Flamengo atropelou o Grêmio no jogo de volta da semifinal da Libertadores 2019 e confirmou sua vaga na final ao bater o time de Renato Gaúcho por 5×0. Gabigol, duas vezes, Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Pablo Marí marcaram os gols da histórica goleada do Mengão
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã