O Flamengo completa dez anos da estreia no ‘novo’ Maracanã nesta sexta-feira (28), ou seja, o estádio após a reforma para a Copa do Mundo de 2014. Por isso, o MRN produziu algumas listas, entre elas, a de dez artilheiros do clube no local desde então.
A contagem leva em consideração apenas gols marcados pelo Flamengo. Por isso, a quantidade total de alguns jogadores pode ser um pouco mais elevada contando com outros clubes. Henrique Dourado, por exemplo, apareceria no Top 10 caso os gols por Cruzeiro e Fluminense fossem levados em consideração, mas os seis gols pelo Mengão não foram suficientes.
Leia mais: Gabigol liga para Rômulo Mendonça para agradecer por ‘gostoso’
10 – Michael (12 gols)
A passagem de Michael pelo Flamengo foi marcante e conturbada. Isso porque o jogador teve dificuldades na adaptação em 2020, o que só foi aconteceu em 2021, sob o comando de Renato Gaúcho. A chegada do treinador fez com que o atleta mostrasse um pouco do bom futebol apresentado no Goiás, que o credenciou a vestir o Manto Sagrado. Ao todo, foram 23 gols marcados, mas no Maracanã, Michael balançou as redes adversárias 12 vezes, antes de deixar o clube rumo ao Al Hilal no início de 2022.
9 – Vitinho (15 gols)
O atacante chegou em 2018 como a contratação mais cara da história do clube, sendo superado posteriormente. No entanto, o status na época gerou muito peso e expectativa sobre o jogador, que acabou conquistando a antipatia de parte da torcida. Ainda assim, Vitinho contribuiu com 15 gols no Maracanã durante quatro anos de Flamengo.
8 – Alecsandro (17 gols)
O atacante é muito identificado com o Vasco, mas chegou ao Flamengo em 2014 e vestiu as cores do clube até meados de 2015. Nesse período, contribuiu com 17 gols no Maracanã dos 32 com o Manto Sagrado. Recentemente, Alecsandro relembrou os tempos de Flamengo e se imaginou jogando com Arrasaceta.
7 – Diego (18 gols)
O meia foi um dos primeiros a chegar ao clube para a reconstrução, em 2016, dando início a uma era de títulos em 2019. O camisa 10 se aposentou no final de 2022 com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores como cereja do bolo, mas venceu ainda outra Libertadores pelo clube, em 2019, além de dois Brasileiros, quatro Cariocas, duas Supercopas e uma Recopa. No Maraca, 18 gols foram marcados por Diego Ribas.
6 – Hernane Brocador (20 gols)
Atacante que marcou época e mesmo sem a grife do time contemporâneo, levantou a taça de campeão da Copa do Brasil em 2013, quando a equipe ainda era limitada e em época de vacas magras. Além disso, marcou 36 gols apenas naquela temporada, sendo o artilheiro dentro do Brasil no ano. Ao todo, foram 45 gols pelo clube, sendo 20 no Maracanã.
5 – Everton Ribeiro (20 gols)
O meia também marcou 20 gols e está empatado com o Brocador, mas é provável que ultrapasse o jogador em breve, já que segue em atividade no Mengão. Everton Ribeiro chegou em 2017 e é mais um ídolo crucial para a era dourada do Flamengo, fazendo parte de todos os títulos do período e marcando 20 gols no Maracanã de todos os seus 44 pelo clube.
4 – Arrascaeta (31 gols)
A contagem de Arrascaeta seria ainda maior contabilizando números do Cruzeiro, mas são 56 gols pelo Flamengo, sendo 31 no Maracanã. O uruguaio é o grande maestro do atual time. Ídolo contemporâneo, o camisa 14 é um dos jogadores mais queridos da torcida, além de ser um dos maiores estrangeiros da história do Mengo.
3 – Bruno Henrique (51 gols)
Os números começam a ficar avassaladores com o trio de ataque do Flamengo. Abrindo o top 3, Bruno Henrique tem 51 gols marcados no Maracanã nos 82 com o Manto. O craque ficou dez meses longe dos gramados e está voltando com tudo. Já são três gols desde o retorno, arrancando os suspiros do torcedor com a volta do ‘quadrado mágico’ no ataque rubro-negro.
2 – Pedro (56 gols)
Quem um nove bolado? ‘Queixada’ segue fazendo história no Flamengo, e excluindo seus números pelo Fluminense, balançou as redes do ‘novo’ Maracanã em 56 oportunidades de todos os 95 tentos com a camisa flamenguista.
1 – Gabigol (73 gols)
Em primeiríssimo lugar, é claro que o craque e símbolo da atual geração estaria no topo. A plaquinha ‘hoje tem gol do Gabigol’ foi levantada 73 vezes no Maracanã desde 2019, quando o artilheiro chegou para fazer história e colocar seu nome entre os imortais ídolos rubro-negros, decidindo duas Libertadores. Ao todo, são impressionantes 152 gols, sendo o oitavo maior artilheiro da história do clube.
Confira o top 10 simplificado:
- Gabigol – 73 gols
- Pedro – 56 gols
- B. Henrique – 51 gols
- Arrascaeta – 31 gols
- Everton Ribeiro – 20 gols
- Hernane Brocador – 20 gols
- Diego – 18 gols
- Alecsandro – 17 gols
- Vitinho – 15 gols
- Michael – 12 gols
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã