O título da Libertadores de 1981 está marcada na história do Flamengo como um dos títulos mais importantes da história do clube. Liderados por Zico, o Mengão ganhou seu primeiro título continental. Na fase de grupos, o Rubro-Negro eliminou o Atlético-MG, em um jogo que causa o choro dos atleticanos até hoje.
O grupo do Flamengo era composto por Atlético-MG, Cerro Porteño e Olímpia. Mas como o Rubro-Negro e o time mineiro terminaram empatados em pontos e com campanhas semelhantes, os dois tiveram que realizar uma partida de desempate. E a partida foi vencida por W.O pelo Flamengo, já que o Atlético, que já havia sido vice do brasileiro para o Mengão em 1980, perdeu a cabeça e teve cinco jogadores expulsos.
Leia mais: Flamengo x Corinthians: confira as odds antes de apostar
Por isso, a torcida do Atlético-MG chora e coloca a culpa no árbitro José Roberto Wright – que foi uma escolha do clube mineiro naquela ocasião – pelo fracasso do time. Em entrevista ao podcast Reis da Resenha, da Jovem Pan Esportes, Zico contou bastidores do histórico jogo.
Zico falou sobre o aviso dado pelo árbitro, após o jogo ficar violento: “Aconteceu uma coisa que eu nunca vi em 50 anos de futebol. Um juiz chamar os dois times, chamar os capitães e dizer “vai lá falar para o time de vocês que a primeira falta que alguém fizer por trás, eu vou expulsar. Não tem mais cartão amarelo.”
Mas cinco minutos depois do aviso, a primeira expulsão: “O Reinaldo me deu uma tesoura por trás. E ai o Wright expulsou. Ele avisou. E nós, capitães, avisamos. O jogo parou para a gente falar com os nossos jogadores, eu nunca vi isso.”
Sobre as expulsões em Flamengo x Atlético, Zico achou que foram justas
Perguntado sobre as expulsões, o maior ídolo da história do Flamengo deu sua opinião: ” Eles mereceram. Os três primeiros mereceram. Os outros dois não, mas eles fizeram para não ter mais jogo mesmo, foi diferente.”. Após as três primeiras expulsões, o Atlético-MG queria abandonar o jogo, mas com medo de punições, dois jogadores forçaram expulsões para o jogo acabar.
Sobre a história criada pelos torcedores de que José Roberto Wright é flamenguista, Zico lembrou que o árbitro era torcedor do Fluminense: “O Wright tem um lance em Bangu x Fluminense, que muita gente dizia que ele era tricolor, um pênalti claríssimo no Cláudio Adão, no último minuto de jogo, e ele não deu. Naquela época ele apitava em outro estado, não no Rio de Janeiro.”.