Hoje em dia a de base do Flamengo é referência independente da categoria, pois revela jogadores e ganha troféus. No entanto, apesar das boas campanhas, os títulos das competições nacionais em 2022 não vieram.
Anteriormente, em temporadas como as de 2019 e 2021, foram muitas taças levantadas pelas gerações 2002 e 2004. Porém, este ano os times não conseguiram repetir as façanhas. O Mundo Rubro Negro fez uma retrospetiva das campanhas nos campeonatos Sub-17 e Sub-20 organizados pela CBF esta temporada.
Base do Flamengo no Brasileirão Sub-20: derrota injusta na semifinal
Primeiramente, no campeonato mais difícil do calendário da categoria Sub-20, o Flamengo fez ótima campanha. O Mengão liderou o grupo A com 20 pontos, seis vitórias, dois empates e uma derrota para o América-MG. No primeiro mata-mata, o adversário foi o Internacional. No jogo de ida, no Sul, o Colorado saiu na frente com falha bizarra do sistema defensivo do rubro-negro. Contudo, Petterson empatou no finalzinho e deixou tudo igual.
No Rio de Janeiro, jogo duríssimo e vitória de 1×0 para o mais querido com gol de Igor Jesus após cobrança de escanteio. Em seguida, o time do professor Mário Jorge massacrou o Corinthians no primeiro tempo em Barueri, mas não fez o gol e isso custou caro. Na etapa complementar, derrota por 1×0 com gol de bola parada. O alvinegro repetiu o placar no Rio de Janeiro e assim foi para a final.
Copa do Brasil Sub-20: derrota amarga nos pênaltis
A Copa do Brasil é um campeonato que nas primeiras fases o nível técnico é mais baixo, ou seja, geralemente não gera dificuldades para os grandes. Na estreia, o Flamengo bateu o Aster por 5×1, jogando na Gávea, em jogo único. Em seguida, os Garotos do Ninho tiveram pela frente um adversário complicado: o América-MG. No jogo de ida, vitória por 1×0 em BH. Na volta, a confirmação da vaga com vitória por 2×0 no Rio de Janeiro.
Nas quartas, classificação sem sustos contra contra o Fluminense-PI por 4×1 no agregado. Na semifinal, empate apertado em casa contra o Ceará por 0x0. No entanto, vitória tranquila em Fortaleza e vaga garantida na decisão. Por fim, na grande decisão, em Barueri, os comandados de Mário Jorge não fizeram grande jogo e empataram por 0x0. Nas penalidades, Werton e Zé Welinton perderam, dessa forma o Flamengo ficou com o vice-campeonato.
Brasileirão Sub-17: eliminação precoce em casa
O Flamengo não passou da primeira fase da mais forte da categoria Sub-17. Os Garotos do Ninho fizeram uma boa campanha, mas tudo estava muito equilibrado na última rodada e era necessário vencer o Fortaleza. O Leão do Pici venceu por 2×1, na Gávea, portanto se classificou e foi o primeiro time nordestino a chegar nas quartas dessa competição. O Mengão terminou em 5º lugar, com 13 pontos ganhos, quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã