Com a proximidade do fim da temporada, a diretoria do Flamengo terá uma série de pendências para resolver. Isso porque, cinco jogadores finalizam seu contrato com o Rubro-Negro em dezembro, como é o caso de Everton Ribeiro. Atleta com mais tempo de casa do atual elenco, o camisa 7 ainda não virou unanimidade quanto a sua renovação na Gávea.
Nesse sentido, o analista Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, resolveu destrinchar pontos importantes para discutir se vale a pena ou não prolongar novamente o vínculo com Everton Ribeiro. O meia fez uma temporada discreta em 2023, mas é uma peça fundamental na equipe rubro-negra desde que chegou em 2017.
Leia mais: Com futuro no Flamengo indefinido, Everton Ribeiro é aplaudido contra Bahia
O jogo ‘silencioso’ de Everton Ribeiro
Em mais de seis anos no Flamengo, Everton contabiliza 347 jogos com 41 gols e 56 assistências. No entanto, a principal arma do capitão geralmente é pouco observada nas análises da sua forma de jogar. Raphael destaca que Ribeiro é mestre no “jogo silencioso”, ou seja, em ações com a bola e com o corpo que não costuma aparecer nas estatísticas da partida. O meio-campista é o jogador que abre os espaços, clareia o jogo do Flamengo e realiza a “pré-assistência”.
“Às vezes você não percebe o tanto que ele tá jogando bem, como ele é importante. O Ribeiro, por exemplo, é o cara que dá muitas segundas assistências e pré-assistências, ou aquele passe que abre a jogada e desenrola toda a situação. Mas acaba ficando fora da estatística”, explica o analista.
Recursos do camisa 7
Além disso, Everton Ribeiro é um meio-campista de muito recurso e poucas deficiências. Mesmo sendo baixo, o capitão acumula gols de cabeça com o Manto Sagrado. O analista explica que Everton consegue balançar as redes dessa forma por ter um bom gesto técnico, já que sua cabeçada é certeira e muitas vezes nem precisa saltar para atingir em cheio a bola.
Everton também trabalha bem com o pé direito, mesmo sendo canhoto. Raphael Rabello relembra que a sua maior assistência pelo Flamengo, na final da Libertadores de 2022 para o gol de Gabi, foi justamente com a direita, o que representa a facilidade do jogador em utilizar recursos fora da sua zona de conforto.
O drible, é claro, é outro atributo importante do meia. Everton Ribeiro dificilmente passa um jogo sem fintar o adversário, o que não apenas abrilhanta o seu futebol, como também é uma forma diferente para clarear jogadas.
Flamengo deve apostar em renovação de Everton Ribeiro
Assim, o analista acredita que Everton Ribeiro pode voltar a desempenhar um bom futebol no Flamengo na próxima temporada e merece uma renovação. O meio-campista já demonstrou seu valor ao clube, e pode voltar a fazer história pelo Mengão em uma nova oportunidade.
Rabello destaca que não apenas o capitão rubro-negro teve um ano apagado, mas sim, praticamente todo o elenco do time foi defasado sob comando de Vitor Pereira e depois com Sampaoli. A chegada de Tite, técnico na mira do Fla para um novo trabalho, pode ajudar na reviravolta de Everton Ribeiro, visto que o jogador e o treinador já trabalharam juntos no Corinthians e Seleção.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã