O Flamengo é outro nas Copas. Esta frase, das mais ouvidas na atual temporada, e que não deixa de embutir uma crítica velada ao desempenho do Rubro-Negro no Brasileirão, nunca fez tanto sentido após a espetacular vitória do time contra o Grêmio na Copa do Brasil.
Depois da péssima exibição no Maraca lotado contra então lanterna América-MG, o Flamengo viajou para Porto Alegre sob a sombra da desconfiança. Porém, todos os medos foram se dissipando à medida que o cronômetro do jogo avançava e o Mais Querido dominava o time da casa.
Leia mais: ‘Gostoso demais’: veja narração de Rômulo Mendonça de gol de Gabigol
Após os famosos 15 minutos de pressão do anfitrião, os comandados de Sampaoli, incontestavelmente concentrados, se impuseram sobre o Grêmio de Renato Gaúcho. O primeiro gol aconteceu depois de ótima trama que deixou Bruno Henrique em ótimas condições para marcar. O atacante, no entanto, preferiu servir Gabigol. Festa na favela. Placar aberto.
Logo depois, Everton Ribeiro foi lançado no flanco direito da área e cruzou. A bola bateu na mão de um defensor desatento e o péssimo Raphael Claus dessa vez não titubeou. Gabigol bateu e… perdeu. O Flamengo seguiu melhor diante de um Grêmio nervoso com sua própria incapacidade técnica. O avassalador Flamengo foi para o intervalo com gostinho de quero mais.
Mas o segundo tempo foi igualmente saboroso. Ainda mais com a expulsão do horroroso e desleal zagueiro Kannemann. Com o Grêmio com um a menos, a intenção era marcar mais um. E coube ao improvável Thiago Maia o tento. Um gol feio, que até Gabigol não quis participar. Mas gol feio vale e a Nação certamente comemorou como se fosse de placa.
Com dois a zero, a cantilena argentina quase fúnebre da torcida do Grêmio cessou e os gritos de olé dos nossos bravos torcedores que encaram o belicoso estádio gaúcho soaram com gosto de classificação antecipada para mais uma final de Copa do Brasil.
Como já é de costume, o MRN convocou sua comunidade para analisar as atuações dos jogadores e do técnico Jorge Sampaoli em mais uma partida do Flamengo.
Escalações de Flamengo e Grêmio
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley (Varela), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luis; Thiago Maia, Victor Hugo e Arrascaeta (Allan); Everton Ribeiro (Luiz Araújo), Gabigol (Pedro) e Bruno Henrique (Everton Cebolinha). Técnico: Jorge Sampaoli.
Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Zinho) e Reinaldo; Bitello (Nathan) e Cristaldo (Gustavo Martins); Luís Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Notas de Grêmio 0x2 Flamengo – Jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil
O que deu certo?
Nosso lado esquerdo. O trio Ayrton Lucas, Gerson e Bruno Henrique estavam bem e foram essenciais para a vitória.
O que deu errado?
As substituições de Sampaoli. O treinador correu o risco de deixar o Botafogo crescer no jogo.
Matheus Cunha
Quase entregou a paçoca no início… Mais passa uma segurança que a muito tempo não tínhamos. O Grêmio pouco incomodou. Nota: 6,0.
IGOR SOUTO – Instagram: @igorsoutorj. “Ah, se o Flamengo soubesse o tamanho que tem.”
Wesley
Vai ser difícil alguém tomar a vaga dele! A cada semana, mostra evolução tanto na defesa quanto no ataque. Ganhando consistência nas atuações, hoje arrumou a jogada do primeiro gol e não sofreu mesmo quando o Grêmio empurrou um ponta rápido do seu lado. Vai fazer falta na partida de volta, por causa de um tolo cartão amarelo. Nota: 7,0.
↪️ Varela: Substituiu Wesley pra não darmos a chance de ter uma expulsão boba. Teve pouco tempo pra mostrar alguma coisa, mas pelo menos jogou sério e não deu bobeira na defesa. Nota: 5,0.
LUIZ ANDRÉ ALMEIDA – Twitter: @luizandr7. “Quero cantar pro mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro.”
Fabrício Bruno
Jogou sério e firme, como um zagueiro deve fazer. Foi muito bem no confronto direto com Suarez e ainda acertou um belo chute no primeiro tempo. Nota: 8,0.
MIGUEL PETERS – Twitter: @miguelpeters. “Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador.”
Léo Pereira
Assim como seu companheiro de zaga fez uma partida segura, apesar do início do jogo um pouco nervoso e com alguns erros de passes e depois desse período controlou bem as jogadas defensivas com uma saída de bola mais tranquila. Foi bem no apoio pela esquerda quando o Filipe Luís vinha jogar por dentro. Mais uma excelente partida do Trepa Trepa. Nota: 8,0.
SÉRGIO RIBEIRO – Twitter: @sergioribeiro04. “Flamengo minha vida, meu amor.”
Filipe Luís
Há como medir o bem que Filipe Luís faz ao Flamengo? Inventem esse aparelho, com a escala zico de melhoramento. O Flamengo precisa financiar projetos de rejuvenescimento nas universidades do mundo todo. Máquinas do tempo precisam ser testadas o quanto antes. O que fez Filipe Luís hoje foi uma aula master blaster class. Ele sintetiza o que eu e você queremos eternamente na lateral esquerda rubro-negra. Precisa ser eterno. Nota: 10,0.
DIOGO ALMEIDA – Twitter: @DidaZico. “Rumo ao Enea, ao Penta e ao Tetra.”
Thiago Maia
Errou no começo posicionamento e saída de bola. Depois que acertou fez a dupla com Victor Hugo impecável na saída e nos espaços. Ainda contou com a sorte pra balançar as redes ou quase balançar. Claramente tentou o passe mas foi agraciado com o gol para coroar sua partida muito boa. Nota: 8,0.
RICARDO BITENCOURT – Instagram: @drbitenco. “Flamengo é um eu de ser”
Victor Hugo
Jogou recuado e fez um jogaço. Raçudo o tempo todo, onde o meio de campo adversário estava, ele estava brigando. Peça importantíssima no jogo de hoje. Se não fechar a janela logo, levam esse menino. Nota: 9,0.
FLAVIO MACIEL – Instagram: @ftmrj.1982. “Muitos milhões de brasileiros, unidos pelo mesmo amor, apaixonados pelo Mengoooo.”
Everton Ribeiro
Foi uma partida de altos e baixos, belas jogadas e lances bisonhos. 2⁰ tempo bem melhor que o 1⁰. Algo que incomoda é vê-lo com a faixa de capitão e ter uma postura passiva diante de uma arbitragem canalha. Nota: 6,0.
↪️ Luiz Araújo: Ainda não justificou a sua contratação, está na mesma escala Marinho de ineficiência. Precisa evoluir pra ser uma real opção pelo lado direito do ataque. Nota 4,0.
DANTON FREITAS. “Eu quero ver gol , eu quero ver gol, seja em Lima ou no Maraca, é gol do Gabigol.”
Arrascaeta
Não fez uma partida magistral, mas foi importante na distribuição do jogo ajudando a manter a posse no campo de ataque além disso mostrou-se voluntarioso na marcação. Nota: 6.0.
↪️ Allan: Entrou para dar mais pegada no meio de campo e exerceu bem a função. Nota: 5,0.
MARCELO BATISTA – Twitter @Antifa_crf. “Vamos Flamengo, vamos ser campeão! Vamos Flamengo, e essa taça vamos conquistar.”
Bruno Henrique
Difícil falar sobre o Bruno. Alguém voltar de uma lesão dessas nesse nível, outra lesão logo em seguida e voltando em tempo recorde e zero medo de divididas, ainda está voltando a ficar 100% em forma, ganha o Bruno, ganha o Gabriel e principalmente ganha o Flamengo. No jogo, deu uma assistência primorosa pro Gabriel, ajudou na marcação de maneira incansável, lutou, fez um auê na defesa adversária. Por fim, é outro patamar de jogador. Nota: 8,0.
↪️ Cebolinha: Sem bolinha. Não está no nível ser o substituto de Bruno Henrique. Nota: 3,0.
WILLIAN SIAN HERZOG: Twitter: @willian_sian. “Eu sinto pena de quem não nasceu Flamengo porque nunca saberá a emoção de ter o sangue preto e vermelho.”
Gabigol
Conseguiu desenvolver seu futebol contra um time que não conseguiu achar o ataque do Flamengo como um todo. Apesar do gol, o maior destaque de Gabriel foi a inteligência em se movimentar bagunçando a defesa adversária, ao cantar uma possível expulsão do Wesley para Sampaoli. No segundo gol foi muito bem em não tocar na bola quando percebeu que ela ia entrar. Talvez nem estivesse impedido, mas valeu a pena não arriscar. Obs: é estranho falar isso, mas precisa voltar a treinar pênaltis. Nota: 8,0.
↪️Pedro: Por vezes foi fominha mas a alta qualidade técnica e uma defesa adversária completamente aberta fez Pedro criar boas chances de gol, mas ele falhou na hora de finalizar. Precisa que seu jogo coletivo funcione dentro da área adversária também. Nota: 7,0.
EDSON LIRA – Twitter: @Edsonjslira – “Se vc espremer o Flamengo, ele te dá o Brasil.”
Jorge Sampaoli
Uma atuação muito boa taticamente do time, montou muito bem a equipe, explorando as deficiências táticas do Grêmio, a aproximação dos jogadores e o toque de bola, confundiu totalmente a marcação deles, e o time criou por aí várias chances e na defesa, congestionou o meio tirando a chance deles de tocar e ter a bola. Uma partida muito bem pensada e executada pelo time. Nota: 8,0.
MARCIO MARCONDES – Twitter: @mjmarcondes. “Flamengo é meu orgulho, torcer é a minha vida!”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã