A sensação da maioria dos torcedores do Flamengo é de que o trabalho do técnico Paulo Sousa não deu liga. Com o Rubro-Negro em 16º lugar no Campeonato Brasileiro, já há um movimento amplo pedindo a sua saída do comando técnico da equipe. E o nome de Jorge Jesus ganha força a cada minuto.
Mas será que os números sustentam a sensação de que o trabalho é ruim? Quando comparado com os últimos três trabalhos de Paulo Sousa em clubes, como está o rendimento no Flamengo? O Mundo Rubro Negro fez as contas e traz para os leitores o resultado.
Incrivelmente, o percentual de aproveitamento do técnico no Flamengo é superior ao melhor trabalho dele em clubes, na Fiorentina. Com 65% dos pontos conquistados nos primeiros 26 jogos, o rendimento no Mais Querido é melhor do que no clube italiano. Veja:
Fiorentina (2017) : V – 15; E – 3; D – 8.
Aproveitamento: 61%
Tianjin Tianhai (2018): V- 11; E- 6; D- 9
Aproveitamento: 50%
Bordeaux (2019): V- 9; E- 7; D- 10
Aproveitamento: 43%
Flamengo (2022): V- 15; E- 6; D – 5
Aproveitamento: 65%
Números não contam toda a história
Claro que no caso do Flamengo é preciso levar em conta que 11 dos 26 primeiros jogos de Paulo Sousa no comando do clube foram contra adversários que não estão na Série A. E são justamente esses 11 jogos que inflam os números do português no Rubro-Negro. Foram 10 vitórias e 1 empate contra Altos (2x), Vasco (3x), Madureira, Audax, Bangu, Boavista, Resende e Nova Iguaçu.
Flamengo pega a Católica tentando embalar
Nesta terça-feira (17), o Flamengo enfrenta a Universidad Católica, no Maracanã, às 21h30. O jogo, válido pela quinta rodada do Grupo H da Copa Libertadores 2022, pode significar classificação antecipada em primeiro do grupo, com 13 pontos. O SBT e a FlaTV+ transmitem o jogo.
Além disso, uma boa atuação pode apaziguar um pouco os ânimos dos torcedores. Ainda sofrendo com desfalques, o técnico Paulo Sousa deve liberar os relacionados para a partida ainda nesta segunda (16). Já foi anunciado que o goleiro Diego Alves, que sofre de pubalgia, não estará na lista.