Às vésperas do importante confronto entre Flamengo e Palmeiras pela Supercopa do Brasil, a CBF vai testar uma novidade para o VAR, copiando o modelo usado na Premier League. A decisão tende a favorecer os atacantes.
A mudança é nas linhas de impedimento. Diferentemente das anteriores, as novas linhas são mais grossas, um modelo que incialmente foi proposto no Campeonato Inglês e já funciona desde o início da temporada 2021-22. A informação é de Raisa Simplicio.
A CBF deu início às discussões sobre essa mudança no segundo semestre de 2022, como informou o Blog do Rodrigo Mattos. A entidade, no entanto, precisava discutir com clubes e federações acerca do assunto. Com o primeiro teste em Flamengo x Palmeiras na Supercopa, é possível imaginar que as tratativas pelo “novo” VAR tiveram êxito.
Leia também: FIFA comete gafes ao traçar perfil do Flamengo antes do Mundial
Na época em que o assunto ganhou foco da Confederação, representantes da entidade procuraram os responsáveis pelo VAR da Premier League. Agora, a expectativa é que a novidade seja implementada em todas as competições organizadas pela CBF.
Novo VAR utilizado na Supercopa favorece os atacantes
As polêmicas com os lances milimétricos foram muitas desde que o VAR foi implementado. Por isso, a Premier League largou na frente buscando, de alguma maneira, modificar um suposto favorecimento aos defensores e, assim, propuseram as linhas mais grossas.
Quando traçadas, as linhas mais grossas acabam por favorecer os atacantes. Isso porque uma linha acaba sobrepondo a outra, configurando a posição em legal.
Afinal, no entendimento geral, impedimentos milimétricos não necessariamente colocam um atacante em vantagem consolidada em relação ao defensor. O próprio chefe de arbitragem da Premier League, Mike Riley, falou sobre isso.
“Efetivamente, devolvemos ao jogo 20 gols anulados na última temporada por meio de um escrutínio bastante forense. São as unhas dos pés, o nariz dos jogadores que na temporada passada estavam impedidos. Nesta temporada, eles estarão em posição legal”, explicou Riley em 2021.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã