Um dos jogadores mais importantes do Flamengo nas conquistas do Brasileiro e Libertadores de 2019, o lateral-direito Rafinha, atualmente no São Paulo, deve ficar sem clube na próxima temporada. De acordo com o portal Goal, o jogador já analisa novas opções no mercado, já que tem contrato até dezembro e ainda não foi procurado para renovar com os paulistas.
Após assumir a vaga de titular assim que chegou ao clube, Rafinha viu seu nível cair e acabou indo para o banco de reservas. Sendo assim, o técnico Rogério Ceni decidiu apostar na juventude de Igor Vinícius. Anteriormente, o ala de 37 anos estava no Grêmio, clube em que foi rebaixado para a segunda divisão.
Leia também: O último gol do Flamengo em Copas do Mundo; relembre o dia
Passagem de Rafinha no Flamengo
Após uma longa negociação, o Flamengo, por intermédio do vice de futebol Marcos Braz, conseguiu convencer Rafinha a deixar o Bayern de Munique para atuar no Mais Querido. O jogador foi anunciado em julho de 2019, sendo uma das contratações pontuais da era Jorge Jesus.
Sua estreia com a camisa rubro-negra foi em um domingo de manhã. Na ocasião, o Fla enfrentou o Goiás e venceu por 6 a 1, no Maracanã. Rafinha estreou aplicando lindos dribles e empolgando a torcida do Mengo.
Logo depois, foi questão de tempo para se manter como titular e ser peça de liderança no vestiário da equipe. Rafinha deixou o Flamengo em 2020, com os seguintes títulos na bagagem: Libertadores, Brasileiro, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e dois Cariocas.
Sua nova casa foi o Olympiacos, da Grécia. Todavia, não conseguiu se adaptar ao futebol grego e tentou voltar ao rubro-negro em 2021, mas a negociação não se concretizou.
Recentemente em entrevista à TNT Sports, Rafinha afirmou que pretende se aposentar em 2024. No entanto, longe do Brasil.