[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://www.mundorubronegro.com/wp-content/uploads/2016/01/cultura.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”off” sticky=”off” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
[/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Se ficarmos olhando para o passado, ficamos no mesmo lugar.
Essa é a frase mais importante de José Neto em sua entrevista para o site da ESPN, um dia depois da conquista deste último Sábado. Deve incomodar o departamento profissional mais conturbado do Flamengo, o de Futebol. O que está dando errado no carro-chefe rubro-negro parece ser um mistério à feição de Sir Conan Doyle. São tantas as pistas dos insucessos de quatro anos seguidos, que fizeram o mais lúcido e equilibrado torcedor se descabelar e virar um neurótico à flor da pele, tentando entender o que se passa. Tudo parece totalmente caótico. E os autores do crime são todos: o presidente, o vice-presidente de futebol, o diretor técnico, o técnico e, claro, os jogadores.
O olhar à frente de José Neto transformou o Basquete do Flamengo em uma máquina de títulos. Sobre não dar tanta importância para o conquistado e valorizar a imaterialidade do presente que vislumbra o futuro, lembrarei, se me permitem alongar um pouco o texto, de duas filosofias em total acordo com o tetracampeão do NBB.
A filosofia budista reforça sempre a ideia de foco no aqui-agora. O conceito é simples. O que passou, passou, não existe mais. Esqueça. O importante é exatamente o momento que estamos vivendo agora, o instante. A meditação budista é um exercício prático sobre a chamada plena atenção, o eterno “estar aqui”. O passado não é subjugado, apenas é usado como aprendizado analítico entre seus aspectos, não uma bula exata a ser modulada em busca do sucesso. Apego zero.
O Alcoólicos Anônimos é a instituição que mais recupera homens e mulheres que vivem sob as garras da bebida. Ensina-se nas reuniões a ideia milagrosa e simples de que não precisa parar de beber a vida toda. Apenas hoje. Um dia de cada vez, eles dizem. E a frase mais famosa desse grupo de ajuda mútua é a famosa “Só por hoje”. Dá certo pra milhares de pessoas pelo mundo. Eles levantam e dizem para si mesmos: “Só por hoje não vou beber”. Li uma reportagem outro dia sobre o membro mais velho do AA no Brasil. Ele não bebe há mais de 50 anos. “Eu só preciso não beber hoje”, declarou.
O Flamengo está arraigado no passado de ouro. Precisa esquecê-lo. Além disso, deve aprender a trabalhar com a calma de uma mente budista.
Focalizar no aqui-agora.
A cada dia é um “só por hoje”.
E isso vale também para todos nós, torcedores enlouquecidos.
E para o mais novo personagem dessa história toda, o idolatrado Mozer?
Enquanto Neto vislumbra sempre o futuro. O Futebol do Flamengo busca o passado mais vitorioso para tentar reviver dias de glória.
Mozer, o garoto prodígio da zaga campeã do mundo em 1981, depois de quase 30 anos retorna ao clube, agora como gerente de futebol.
Quem conhece Mozer e já conversou com ele sobre os desafios de um cargo que pretende ser a chave para codificar o mistério do caos, parece satisfazer-se com suas ideias para o trabalho.
E é bom que o novo gerente não seja apenas mais uma das dezenas de resgates do passado de magia. Mozer deve ser a solução de um cotidiano de concentração.
A ponte para uma mente saudável entre o campo e o gabinete dos dirigentes de um CRF completamente aleatório de si.
[/et_pb_text][et_pb_cta admin_label=”Chamada à Ação” title=”Leia outros textos do Blog Cultura RN:” button_url=”https://www.mundorubronegro.com/category/flamengo/mrn-blogs/cultura-rn” url_new_window=”off” button_text=”CLIQUE AQUI” use_background_color=”on” background_color=”#000000″ background_layout=”dark” text_orientation=”center” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_button=”off” button_letter_spacing=”0″ button_use_icon=”default” button_icon_placement=”right” button_on_hover=”on” button_letter_spacing_hover=”0″]
[/et_pb_cta][et_pb_divider admin_label=”Divisor” color=”#ff1e1e” show_divider=”on” divider_style=”solid” divider_position=”top” hide_on_mobile=”on” height=”5″]
[/et_pb_divider][et_pb_team_member admin_label=”Pessoa” name=”Diogo Almeida” position=”Blogueiro” image_url=”https://www.mundorubronegro.com/wp-content/uploads/2016/04/DSCN8709-e1460431725376.jpg” animation=”off” background_layout=”light” facebook_url=”https://www.facebook.com/diogo.henriques.3720″ twitter_url=”https://twitter.com/DidaZico” google_url=”https://plus.google.com/u/0/+DiogoHenriqueMRN/posts” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Sou um monte de coisas ao mesmo tempo. Neste momento eu toco o mundorubronegro.com com uma galera fantástica e raçuda. Se você quer ajudar a manter o site vivo, entre em contato.
[/et_pb_team_member][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]