Michael deixou o Flamengo para jogar no mundo árabe. O destino foi o mesmo de Cuéllar, outro ex-Flamengo: o Al-Hilal. O clube azul pagou US$ 8,45 milhões (R$ 45,5 milhões) pelos 80% que pertenciam ao Rubro-Negro. Michael chegou na Arábia Saudita no início do ano, e chegou a disputar o Mundial de Clubes.
Nesta quinta-feira (19), Michael teve a chance de conquistar seu primeiro título em solo árabe. Mas o Al-Hilal não conseguiu superar o Al-Faiha. O time até abriu o placar, mas levou o empate no segundo tempo e o jogo foi para a prorrogação. Michael começou no banco de reservas, e entrou no primeiro tempo da prorrogação, mas pouco pôde fazer. O empate persistiu e o jogo foi para os pênaltis, onde o Al-Faiha venceu por 3 a 1. Michael não bateu nenhuma das penalidades.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
O Mundial de Michael e as primeiras partidas após deixar o Flamengo
Ainda entrando aos poucos, e com poucos minutos em campo no Mundial, somando apenas 31 em três partidas, Michael viu o Al-Hilal ser eliminado pelo Chelsea na semifinal.
Na competição, Michael estreou pelo clube entrando durante a partida contra o Al-Jazira, na vitória por 6 a 1 de seu time. Na semifinal, Michael também entrou no segundo tempo, mas o Chelsea venceu por 1 a 0 e avançou para a grande final contra o Palmeiras, que saiu derrotado pelos ingleses, que tem Kenedy no time, outro que estava no Flamengo em 2021.
Na disputa pelo terceiro lugar, contra o Al-Ahly, Michael entrou mais uma vez, mas a equipe perdeu por 4 a 0. O atleta ainda era recém-contratado, e hoje, já se tornou uma peça importante do time que ainda conta com o volante colombiano Gustavo Cuellar, que também defendeu o Flamengo e chegou a ser muito querido pelos torcedores.