O jornalista Mauro Cezar Pereira, do Uol, revelou detalhes dos bastidores do Flamengo nesta quarta (3). Segundo o comentarista, dirigentes do clube estão arrependidos pela contratação do técnico Renato Gaúcho. Após maus desempenhos, o treinador passou a ser contestado internamente.
LEIA MAIS: Léo Moura diz que foi ‘minado’ no Flamengo e aponta o culpado: ‘Articulou para trazer o Pará’
De acordo com Mauro Cezar, dentro da estrutura do departamento de futebol do Flamengo, Renato Gaúcho não é mais unanimidade. Em sua coluna, o jornalista deu detalhes sobre o arrependimento dos gestores:
“Nos bastidores há arrependimento. Dentro da estrutura do departamento de futebol do Flamengo o tema é evitado, mas pessoas já admitem que a contratação de Renato Gaúcho Portaluppi foi um erro. Um erro crasso, perceptível por qualquer pessoa que tenha acompanhado com o mínimo de atenção o time do Grêmio por ele treinado nas temporadas 2019 e 2020, sempre assessorado por Alexandre Mendes, seu auxiliar”, escreveu Mauro.
Lembrando a crise que levou à demissão de Rogério Ceni, Mauro Cezar revelou também conversa com uma fonte de dentro do Flamengo. Após Renato Gaúcho deixar o Grêmio, o comentarista questionou se o destino poderia ser o Rubro-Negro.
Entretanto, usando palavrões, a mesma pessoa teria afirmado que Portaluppi não era alvo da diretoria:
“Em contato com personsagem influente no clube, o blog questionou se havia a possibilidade de o ex-gremista ocupar o cargo do atual técnico do São Paulo. Mas a resposta: “Nenhuma. Renight? Nem f…” Perguntada se o prestígio e a atratividade que o técnico tinha em 2018 ainda existia, a fonte respondeu: “Não existe”, explicou.
Renato Gaúcho e Flamengo não vivem mais lua de mel
De acordo com Mauro Cezar, após a eliminação para o Athletico na Copa do Brasil, aumentaram as críticas quanto à escolha de Renato Gaúcho:
“Depois da eliminação para o Athletico na Copa do Brasil, o blog conversou com pessoas que que atuam e/ou transitam no futebol rubro-negro em off (termo em inglês do jargão jornalístico que informação de fonte que permanecerá anônima). Mesmo que não seja unânime, está claro, o arrependimento reina pela escolha do substituto de Ceni, por mais que fosse o nome mais fácil naquele momento”, revelou o comentarista.
Faltando 24 dias para a decisão da Libertadores, o Flamengo vem enfrentando problemas táticos, técnicos e muitas lesões. A pressão da torcida e imprensa pela sua saída geraram mais problemas.
No entanto, para Mauro Cezar, poucos dirigentes tinham noção das limitações de Renato Gaúcho antes de contratá-lo:
“Renato, ao que parece, foi contratado sem que os envolvidos notassem, percebessem que seu ex-time vinha mal. Foi campeão gaúcho em 2020 perdendo em casa para o Caxias, que não tinha “elenco de R$ 200 milhões”, argumento por ele usado meses antes. Caiu na Copa do Brasil 2018 para o Flamengo de Maurício Barbieri, na de 2019 para o Athletico e na de 2020 foi facilmente batido pelo Palmeiras de Abel Ferreira na decisão”, finaliza.
Com o empate contra o Athletico, o Flamengo chegou a com 50 pontos e está a nove do Galo, que tem 59. Mas o time de Renato Gaúcho ainda tem um jogo por cumprir.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter