O basquete do Flamengo foi muito vencedor nos últimos anos, mas vive momento de baixa. O título do Franca no NBB atesta isso, bem como na Champions League Américas. No entanto, Marquinhos foi uma das grandes estrelas da boa fase flamenguista, ficando nove anos na Gávea. Em entrevista ao Charla Podcast, o craque enfim explicou a saída do clube em junho de 2021.
Marquinhos diz acreditar que o ciclo no Flamengo não tinha acabado e mostra tristeza ao falar sobre o assunto, indicando que pessoas dentro do clube arquitetaram sua saída. Em tom de mágoa, Marquinhos atenta para o que o FlaBasquete se tornou após sua saída.
Leia mais: Marquinhos deixa São Paulo e jornalista fala sobre chance de voltar ao Flamengo
“Tudo na vida é ciclo. Acho que meu ciclo ainda não tinha sido encerrado. No ano que saí, fui o jogador mais importante. Mas eu entendo. Tive sucesso onde fui. Mas acho que do jeito que aconteceu a saída… É o caráter das pessoas, aproveitar a situação para mudar algumas coisas. Se tivesse perdido, não tinha acontecido isso. ‘Meu esquema, minha tática… Eu faço, aconteço’. Foi provado que não foi isso, né? O que aconteceu dois anos depois com o Flamengo…”; diz o ídolo.
O jogador conta ainda que a proposta que foi feita para que continuasse no clube foi irrisória e que foi quase um pedido do clube para que o atleta fosse embora.
“Acabou a temporada, eu decidi ficar. Queria escutar o que eles tinham. Financeiramente foi bom? Fico. Se não, começo a escutar outras propostas. Eles mandaram a proposta e eu pensei, ‘sério mesmo?’; Se eu tivesse tido uma temporada ruim, ok. Foi tipo, ‘está a proposta aqui, mas amigão, vai lá, vai…'”, conta.
O acerto com o São Paulo
Os bastidores do acerto com o São Paulo também foram revelados. Segundo Marquinhos, não foi preciso muita conversa para o convencer e a contratação aconteceu bem rápido.
“Minha história com o Flamengo foi linda demais e eu estava em um momento bom. Meus amigos até estranharam: ‘Estão deixando você ir embora assim?’ O São Paulo me perguntou o que eu queria, eu disse que não faria exigências. Apareceram com proposta duas horas depois e eu perguntei onde que eu assinava”, conta.
Além disso, o craque disse que queria se aposentar no Orgulho da Nação: “Foi duro sair do Flamengo porque pensei que iria me aposentar ali. Mas quando recebi a proposta, pensei que era a hora de sair mesmo”.
Marquinhos recusou NBA para continuar no Flamengo
O astro do basquete disse ainda que quase voltou para a NBA, mas preferiu ficar no Flamengo. Isso porque vivia ótimo momento e era o cara do time, enquanto não tinha garantias do que acontecerias nos Estados Unidos. Ele relembrou passagem antiga pelo New Orleans Hornets e Memphis Grizzlies. Por isso, quis fugir da pouca minutagem que teve.
“Quando ganhamos o Mundial (em 2014), eu tive proposta do New Orleans e Dallas. Só não fui porque o contrato não tinha garantia. No Flamengo, me ofereceram dois anos de contrato. Lá eu não sabia se ia jogar poucos minutos de novo. Aqui eu sou o cara do time, estou jogando bem, represento uma Nação, moro bem. Quero mais o quê? Quando saí da NBA, saí frustrado, porque eu não jogava. Aqui não, estava no auge, ia sair? Lá é loteria”, finaliza. Confira o trecho da entrevista:
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã